Título
A influência do Facebook no processo de compra de software de fidelização
Autor
Moreiras, Carmen Patrícia
Resumo
pt
As redes sociais estão a mudar os negócios e a vida social em sociedade. O número
crescente de utilizadores do Facebook e o tempo que é despendido diáriamente nesta rede
social tornaram o Facebook uma plataforma muito atrativa para os profissionais de
marketing e empresas em geral.
Quando as redes sociais surgiram foram percecionadas como ferramentas de marketing
adequadas apenas a mercados de consumo (B2C). Porém, não existem investigações que
indiquem que as redes sociais não permitem obter resultados em mercados Business To
Business (B2B). Juntando a este pensamento a diversidade e pluralidade dos utilizadores do
Facebook torna-se pertinente perceber qual a opinião dos peritos da área sobre a utilização
do Facebook neste mercado.
O estudo realizado e aqui apresentado analisa o papel e influência que o Facebook pode ter
no processo de compra de softwares de fidelização, do ponto de vista de profissionais das
áreas de Marketing e Relações Públicas das áreas de comércio a Retalho (CAE- 47) de
Calçado (CAE – 4772) e Alimentar (CAE-4711), Publicidade (CAE-73), Relações Públicas
(70210) e Saúde Pública (CAE-84121), a quem foram realizadas um total de 5 entrevistas
standardizadas e baseadas num questionário aberto, composto por 24 perguntas, sobre os
temas Facebook, Processo de Compra de Software de Fidelização e Fidelização.
en
Social networks are changing business and social life in society. The growing number of
Facebook users and the time spent daily on this social network made Facebook to become a
very attractive platform for marketing professionals and businesses in general.
When social networks emerged were easily accepted as proper marketing tools for
consumer markets (B2C). However, none research indicates that social networks don’t allow
to get results in Business to Business markets (B2B). Adding this thought the diversity and
plurality of Facebook users becomes relevant understand what the opinion of the expertise of
the area on the use of Facebook in this market.
The study presented here examines the role and influence that Facebook may have in the
process of buying loyalty software, from the point of view of Marketing and Public Relations
professionals that work in distinct area like Retail (CAE- 47) footwear (CAE - 4772) and Food
(CAE-4711), Advertising (NACE 73), Public Relations (70210) and Public Health (NACE
84121). Were conducted 5 interviews to these professionals based on an open questionnaire
with 24 questions about Facebook, Loyalty Software Buying Process and Loyalty topics.