Título
Condições de contratação e estrutura da carreira dos professores do ensino artístico especializado da dança: Um estudo comparativo de escolas europeias e americanas
Autor
Carneiro, Pedro José Braga Soares
Resumo
pt
As escolas de formação de bailarinos profissionais estão presentes em todo o mundo e, embora partilhem um objetivo comum, têm estruturas e modos de funcionamento distintos.
Este trabalho tem como objetivo geral estudar a forma de contratação e a estrutura da carreira dos professores de dança, estabelecendo uma comparação entre a Escola de Dança do Conservatório Nacional - e seis outras escolas, quatro delas europeias: a École de Danse de l’Ópéra National de Paris, a John-Cranko Schule, de Estugarda, a Balletschule der Wiener Staatsoper, de Viena e o Real Conservatório Profesional de Danza Mariemma, de Madrid, e duas escolas da América do Norte - a Canada National Ballet School, de Toronto, e a American Ballet School, de Nova Iorque.
O presente estudo, que recorreu à análise documental, inquirição por questionários feito às Escolas e realização de entrevistas semiestruturadas aos respetivos diretores, pretendeu analisar a realidade de alguns estabelecimentos de países europeus e não europeus, neste domínio, tendo sido selecionadas escolas de diferentes contextos nacionais, apresentando especificidades próprias, com o objetivo de confrontar realidades distintas e, desse confronto, retirar ensinamentos para o caso português.
A análise dos resultados deste estudo permitirá estar na posse de alguns dados que possam resultar na apresentação de propostas de melhorias ao nível do funcionamento do ensino artístico especializado da dança no nosso país.
en
Vocational dance schools are responsible for the training of future professional dancers and exist around the world. Although vocational dance schools share the same goals, each have differing structures concerning the methods of training and administration. This study aims to analyze the recruitment and career structure of professional Dance School Teachers, by comparing the National Conservatory Dance School, from Lisbon with that of four other European schools; the Paris Opera Ballet School, the John-Cranko School , from Stuttgart, the Ballet Academy of the Vienna State Opera, and the Royal Professional Conservatory of Dance Mariemma, from Madrid, and two North American Schools; Canada’s National Ballet School, from Toronto, and the School of American Ballet (SAB), from New York This study has explored through documental analyses how vocational dance training is delivered in European and non-European dance institutions. Through questionnaires and semi structured interviews involving the directors of the various vocational dance schools, it has sought to investigate the realities that European and non-European institutions face on this subject. The institutions were specifically selected in order to expand knowledge concerning the different perspectives within vocational dance training, focusing on the different aspects of administration and training. This study has aimed to seek how the Portuguese model of vocational dance training may benefit. The results will provide data that may result on the presentation of proposals to enhance the vocational dance education system in Portugal.