Título
Quality of working life and engagement in an evolving hospitality subsector: The case of hostels
Autor
Lehtinen, Tiia Annika
Resumo
pt
A competitividade dos hosteis assenta fortemente na genuinidade do serviço e em contar
com colaboradores que criam ativamente um ambiente acolhedor e social ao mesmo
tempo que se preocupam com a empresa. Contudo, a tendência observada de oferecer
serviços superiores e mais sofisticados pressionam o comportamento dos colaboradores
para se tornarem mais normativos, o que pode comprometer a genuinidade que os
caracteriza. Reter colaboradores que se preocupam com a empresa (e.g. com
comportamento de voz positiva) implica envolvê-los no trabalho, e prover uma elevada
qualidade de vida no trabalho, especialmente um espaço para serem criativos.
Tomando estas variáveis como centrais para lidar com as tendências atuais nos hosteis,
testámos um modelo, com uma amostra de 98 colaboradores de hosteis em Lisboa, no
qual o envolvimento no trabalho medeia a relação entre a qualidade de vida no trabalho
e o comportamento de voz. Os resultados corroboram o modelo hipotetizado mostrando
que uma das dimensões do envolvimento (dedicação) medeia totalmente a relação entre
a qualidade de vida no trabalho (criatividade) e o comportamento de voz.
en
Hostels’ competitiveness relies strongly on the unique genuineness in service and thus
counts on employees that are actively creating a social and welcoming environment,
while at the same time caring about the company. However, the trend of hostels
becoming more upscale might compromise the genuineness in service as the employees
face pressure to become more normative. Retaining employees that care about the
company (e.g. positive voice behavior) implies engaging them and also providing high
quality of working life, particularly with a room to be creative.
Taking these variables as central in dealing with the current trends in the hostel
industry, we tested a model with a sample of 98 employees from Lisbon hostels, in
which engagement mediates the relation between quality of working life and voice
behavior. Findings support the hypothesized model showing that one of the work
engagement dimensions (dedication) fully mediates the relation between quality of
working life (creativity) and voice.