Título
Plano de negócios: merendeira : confeção e entrega de refeições no local de trabalho
Autor
Baptista, António José
Resumo
pt
Pretendo com o projeto de mestrado a elaboração de um Plano de Negócios com o
objetivo de encontrar uma oportunidade em tempo de crise e criar uma nova empresa que
confecione e entregue refeições no local de trabalho, sob forma de servir as atuais
necessidades da sociedade moderna. Esta pretende-se distinguir por se poder obter facilmente
uma opção saudável de comida rápida a preços baixos.
Assim, o projeto deverá orientar o início de atividade tendo em conta três pilares: um
Plano Estratégico, um Plano de Marketing e um Plano Financeiro:
- O plano Estratégico fornecerá uma visão do mercado e do setor, de forma a
avaliarmos e evidenciarmos as opções através da matriz SWOT, para podermos criar
sustentação no rumo que pretendemos seguir;
- O Plano de Marketing como forma de definir os principais aspetos do serviço: os
preços, região e públicos pretendidos assim como a melhor forma de comunicá-lo ao
mercado;
- Por fim, o Plano Financeiro que analisará a viabilidade económica do novo negócio,
onde foram realizadas projeções sustentadas em estudos realizados por mim ou por autores de
referência. Essas suportam os cálculos financeiros necessários para obter os principais
indicadores económicos como forma de verificar a viabilidade do projeto.
O plano foi sustentado quanto possível para que fosse exequível, com o intuito de
ajustar as novas tendências à realidade da empresa. Contudo, em alguns casos foram usadas
suposições teóricas, podendo em parcas situações, a informação estar inconscientemente
tendenciosa. A Avaliação financeira permitiu concluir sobre a viabilidade do projeto.
en
The intention of this Master's level thesis is to offer a business plan for an opportunity
that presents itself during times of need and that sustains the demands of a modern society: a
business operation that offers and delivers meals to local businesses. This business operation
is unique in that it offers healthy options for quick meals at a cheap price.
This business plan is created and established with three fundamental pillars, each of
which will be further detailed and discussed: Strategic Plan, Marketing Plan, and Financial
Plan.
Through the use of the SWOT matrix, the Strategic Plan will look into evaluating the
market and the opportunities that exist so that it can firmly establish the path with which the
business plan looks to explain.
The Marketing Plan will look into analyzing how the product will arrive at the hands
of consumers, more especially through the use of pricing, and the means and mode of
presenting the business idea.
Finally, the Financial Plan will analyze the economic and financial feasibility of the
project being proposed. Primary research performed on behalf of this specific project will be
proposed and analyzed as well as secondary research that will be used to support the
findings.
This business plan was created with feasibility in mind so that the proposed business
activity could easily adjust and adapt to the reality of business today. With that said, certain
theoretical assumptions are used in particular circumstances with full understanding that it
could ultimately affect the end result.
The financial evaluation allows for a definite conclusion on the feasibility of the
proposed business activity.