Título
International expansion: analysis of Jerónimo Martins in Colombia
Autor
Martins, Gonçalo Domingos
Resumo
pt
Após um período de crise cujos impactos na economia portuguesa se sentiram a um nível
transversal e, à medida que a recuperação dos indicadores económicos se efectiva com
maior solidez o tecido empresarial nacional começa, paulatinamente, a reunir confiança
para se expandir novamente além-fronteiras.
A presente tese tem como tema principal, o estudo do fenómeno da internacionalização
do ponto de vista estratégico, utilizando um caso prático: a expansão internacional do
Grupo Jerónimo Martins, na Colômbia. Essencialmente, este projecto pretende, numa
primeira instância, analisar as principais fases e dinâmicas que constituem um processo
de internacionalização, partindo de uma abordagem de índole teórica e posteriormente,
estudar de que forma uma expansão internacional se implementa e adapta ao ambiente
imprevisível e evolutivo do meio negocial onde se insere.
Para tal, foi conduzida uma recolha de dados de cariz qualitativo, consistindo
maioritariamente de fontes de informação secundária providenciadas por diversas
organizações governamentais e privadas, inseridas em múltiplas esferas de actividade.
Em termos gerais, concluiu-se que estudar estas iniciativas implica a compreensão dos
critérios que delimitam a escolha do país de destino, assim como os modos de entrada no
mercado e o raciocínio estratégico que impulsiona a operação. Através da análise do caso
de estudo do Grupo Jerónimo Martins compreendeu-se igualmente que o processo de
internacionalização é parte integrante de um contínuo crescente de dimensão geográfica
e investimento de recursos.
en
After a period of crisis whose impacts were felt in the Portuguese economy at a transversal
level, the entrepreneurial tissue begins to indulge, again, in cross-border operations, as
key economic indicators recover solidly.
This thesis aims at analyzing the phenomenon of internationalization from a strategic
point of view, while presenting a practical case study: the international expansion of
Group Jerónimo Martins to Colombia. Essentially, this project is focused on examining
the main stages and dynamics constituting an internationalization process, from atheoretical standpoint, and then dissecting how an international expansion is implemented
and adapted to a specific real life scenario.
To serve this purpose, a qualitative data research was conducted, mainly consisting of
secondary information sources, provided by several government and private-owned
organizations, established in multiple spheres of activity.
In general, we concluded that studying these initiatives implies the understanding of the
criteria defining the choice of target markets, entry mode decisions and the strategic
reasoning driving the operation. Through the analysis of Group Jerónimo Martins’ case
study, we also determined that internationalization processes are often part of an
increasing continuum of geographical coverage and resource commitment.