Título
Práticas de leitura da população portuguesa no início do século XXI
Autor
Neves, José Soares da Silva
Resumo
pt
A presente tese caracteriza a população portuguesa no início do século XXI quanto às práticas
de leitura e traça os perfis sociais dos vários tipos de leitores. Fundada na sociologia da leitura
e na perspectiva teórica de Wendy Griswold, na qual os conceitos de cultura de leitura e
classe de leitores são fulcrais, analisa-se ao longo da pesquisa as práticas de leitura e, em
particular, a leitura como prática cultural, em suportes impressos, livros, jornais e revistas.
Tendo em conta a generalização das novas tecnologias de informação nas sociedades
contemporâneas procura-se identificar as suas implicações nas práticas de leitura. Para além
das práticas declaradas caracteriza-se a cultura de leitura portuguesa de acordo com os
processos de socialização e as representações da leitura.
A partir dos comportamentos face à leitura, dos tipos de leitores e dos perfis sociais procurase
chegar a uma definição, ancorada na categoria socioprofissional e operacionalizada
segundo a tipologia ACM, da classe de leitores portuguesa, de acordo com a hipótese de que
esta se aproxima da categoria profissionais técnicos de enquadramento, ou, dito de outra
forma, das novas classes médias.
A estratégia metodológica seguida é quantitativa extensiva e inclui uma perspectiva
diacrónica nacional e uma outra comparativa internacional. O núcleo central da análise é o
inquérito A Leitura em Portugal realizado em 2006/2007 no Observatório das Actividades
Culturais, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, com base numa amostra representativa da
população com 15 e mais anos residente no continente.
en
This thesis characterizes the reading practices of the Portuguese population in the beginning
of the XXI century and outlines the social profiles of reader types. Focusing on sociology of
reading and adopting the theoretical perspective of Wendy Griswold - in which the concepts
of reading culture and reading class are central - we analyze reading practices (and reading as
cultural practice) regarding printed books, newspapers and magazines. Considering the spread
of new information technologies in contemporary society we attempt to identify its
implications for reading practices. Apart from the declared practices, we characterize the
Portuguese reading culture according to the socialization processes and reading
representations.
Starting from reading behaviors, reader types and their social profiles we seek to arrive at a
definition of Portuguese reader class. This definition is rooted in the socio-professional
category operated according to the typology ACM and is founded in the hypothesis that
reading class is approaching the category of professional technical framework, or, put another
way, the new middle classes.
The methodological strategy is quantitative extensive and includes two perspectives: the
national diachronic and the international comparative. The main core of the analysis is the
survey Reading in Portugal (A Leitura em Portugal) commissioned by PNL - National
Reading Plan and conducted in 2006/2007 by the Observatory of Cultural Activities based on
a representative sample of mainland Portuguese population aged 15 and over.