Título
Sou e não sou a mesma pessoa: trajetórias sociais de alunos adultos (M23) no ensino superior em contexto de novas oportunidades
Autor
Lopes, Sara Mónico
Resumo
pt
As transformações socioeconómicas ocorridas na sociedade portuguesa nas últimas
décadas, acompanhando os processos de modernização dos restantes países europeus,
manifestaram-se, também, ao nível do sistema educativo. Procurou-se democratizar o ensino,
diminuir as taxas de analfabetismo e de abandono escolar e promover um aumento de
qualificações da população ativa. No entanto, Portugal chega ao séc. XXI com níveis de
escolarização da população baixos. As políticas de educação de adultos desenvolveram-se por
caminhos sinuosos e à mercê das várias tendências governativas.
A partir de uma investigação etnográfica, analisam-se seis trajetórias de vida de
indivíduos que ingressaram no ensino superior, com mais de 30 anos de idade, através das
provas maiores de 23 anos (M23). Este trabalho pretende contribuir com uma visão
antropológica dos efeitos da escola nos indivíduos, avaliando a importância dada aos
processos escolares, aos contextos de aprendizagem, à transmissão e/ou aquisição cultural, à
importância da escrita e da cultura escolar enquanto produto do conhecimento nos ciclos de
vida, nos projetos e nas metamorfoses identitárias dos sujeitos.
Num momento de mudança do sistema educativo português, a par da implementação de
novas medidas políticas para públicos adultos menos escolarizados, estes seis sujeitos
encontraram, em 2008, uma oportunidade para concretizar um projeto de vida, para uns
adiado, para outros interrompido. Os motivos para o ingresso numa licenciatura, na Escola
Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, são diferentes para
todos, bem como a situação profissional. A conclusão do curso foi o culminar de um projeto
que evidencia transformações, não apenas, ao nível das disposições cognitivas, mas, também,
do ponto de vista identitário, em todos os casos estudados.
en
The socio-economic changes that occurred in Portuguese society over the past decades,
following the modernisation processes of the other European countries, were also manifested
on the educational system. We tried to democratize education, decrease school dropout and
illiteracy rates and promote an increase in qualifications of the active population. However,
Portugal arrives at the 21st century with low schooling levels of the population. Adult
education policies developed by winding paths and were left to the various governance trends.
From an ethnographic research, this study analyzes six life trajectories of individuals
who joined in higher education, with over than 30 years of age, through the exam over 23
years (M23). This work intends to contribute to an anthropological vision of school effects on
individuals, evaluating the importance given to school processes, to learning contexts, to
cultural transmission or acquisition, to the importance of writing and school culture as a
product of knowledge in life cycles, in projects and in identity metamorphosis of subjects.
In a moment of change in the Portuguese educational system, together with the
implementation of new policy measures to less educated adult publics, these six persons
found, in 2008, an opportunity to realize a life project, delayed for some and discontinued to
others. The reasons for entering a graduate degree, in the School of Education and Social
Sciences by the Polytechnic Institute of Leiria, are different for each subject, as well as the
professional situation. The conclusion of the course was the culmination of a project that
highlights transformations, not only at the level of cognitive measures, but also from the point
of view of identity.