Título
Conflicting social norms and white children’s expressions of intergroup racial attitudes: A socio-normative developmental model
Autor
Rodrigues, Ricardo Filipe Pinto Borges
Resumo
pt
Esta tese analisa, em quatro estudos quasi-experimentais (N = 663), a expressão de
atitudes raciais intergrupais em crianças Portuguesas Brancas com idades entre os 6 e os 10
anos, visando testar um Modelo do Desenvolvimento Sócio-Normativo (MDN). O MDN
propõe que a expressão das atitudes raciais na infância reflecte o reconhecimento e a saliência
situacional de duas normas conflituantes do endogrupo, nomeadamente uma norma antiracista
que proíbe a discriminação dos Negros, e uma norma da lealdade endogrupal que
promove o favorecimento dos Brancos. Em particular, o MDN defende que a expressão de
atitudes raciais pró-endogrupais traduz o reconhecimento e a saliência de uma norma da
lealdade endogrupal, ao passo que a expressão de atitudes raciais igualitárias reflecte o
reconhecimento e a saliência de uma norma anti-racista. Em apoio a esta hipótese, os
resultados revelaram que a redução da expressão de enviesamento avaliativo pró-endogrupal,
verificada com o aumento da idade e num contexto de controlo pelo endogrupo, se associou
ao reconhecimento e à influência de uma norma da lealdade endogrupal nas crianças mais
novas (6 anos) e ao reconhecimento e à influência de uma norma anti-racista nas crianças
mais velhas (9/10 anos). Quanto à expressão das atitudes raciais numa condição anonimato e
desprovida de controlo pelo endogrupo, os resultados revelaram níveis constantes de
enviesamento avaliativo pró-endogrupal ao longo da idade, associados à internalização da
norma da lealdade endogrupal, apenas no que se refere às crianças de 9/10 anos. No seu
conjunto, estes resultados afirmam a importância da análise dos processos e dinâmicas de
normas sociais de grupo conflituantes para a compreensão das alterações que se registam
entre contextos e ao longo da infância na expressão e inibição do preconceito racial.
en
This thesis examines, in four quasi-experimental studies (N = 663), 6 to 10 years-old
White Portuguese children’s expressions of intergroup racial attitudes, with the aim of testing
a Socio-Normative Developmental Model (NDM). The NDM holds that the expression of
racial attitudes in childhood constitutes an outcome of children’s acknowledgment and
situational-salience of two conflicting social norms, namely an anti-racism norm which
prohibits the discrimination against the Blacks, and an in-group-loyalty norm which supports
in-group favouring behaviour. More specifically, the NDM predicts that children’s expression
of racial bias reflects children’s acknowledgment and salience of an in-group-loyalty norm,
while the inhibition of racial bias reflects children’s acknowledgment and salience of an antiracism
norm. In support of this hypothesis, the results showed that an age-related decrease in
the expression of racial bias under a condition of in-group-accountability was associated to
acknowledgment and influence of in-group-loyalty norm for younger children (6 years-old)
and acknowledgment and influence of an anti-racism norm for older children (9/10 years-old).
As to children’s expression of racial attitudes under a condition of non-accountability, the
results revealed age-constant levels of racial bias, associated to the internalization of the ingroup-
loyalty norm in the case of 9/10 years-old. All in all, these findings state the
importance of examining the processes and dynamics of conflicting group norms in order to
understand the modifications in children’s expression and inhibition of racial bias that take
place between contexts and in the course of childhood.