Teses e dissertações

Doutoramento
Psicologia Social de Lisboa
Título

Conflicting social norms and white children’s expressions of intergroup racial attitudes: A socio-normative developmental model

Autor
Rodrigues, Ricardo Filipe Pinto Borges
Resumo
pt
Esta tese analisa, em quatro estudos quasi-experimentais (N = 663), a expressão de atitudes raciais intergrupais em crianças Portuguesas Brancas com idades entre os 6 e os 10 anos, visando testar um Modelo do Desenvolvimento Sócio-Normativo (MDN). O MDN propõe que a expressão das atitudes raciais na infância reflecte o reconhecimento e a saliência situacional de duas normas conflituantes do endogrupo, nomeadamente uma norma antiracista que proíbe a discriminação dos Negros, e uma norma da lealdade endogrupal que promove o favorecimento dos Brancos. Em particular, o MDN defende que a expressão de atitudes raciais pró-endogrupais traduz o reconhecimento e a saliência de uma norma da lealdade endogrupal, ao passo que a expressão de atitudes raciais igualitárias reflecte o reconhecimento e a saliência de uma norma anti-racista. Em apoio a esta hipótese, os resultados revelaram que a redução da expressão de enviesamento avaliativo pró-endogrupal, verificada com o aumento da idade e num contexto de controlo pelo endogrupo, se associou ao reconhecimento e à influência de uma norma da lealdade endogrupal nas crianças mais novas (6 anos) e ao reconhecimento e à influência de uma norma anti-racista nas crianças mais velhas (9/10 anos). Quanto à expressão das atitudes raciais numa condição anonimato e desprovida de controlo pelo endogrupo, os resultados revelaram níveis constantes de enviesamento avaliativo pró-endogrupal ao longo da idade, associados à internalização da norma da lealdade endogrupal, apenas no que se refere às crianças de 9/10 anos. No seu conjunto, estes resultados afirmam a importância da análise dos processos e dinâmicas de normas sociais de grupo conflituantes para a compreensão das alterações que se registam entre contextos e ao longo da infância na expressão e inibição do preconceito racial.
en
This thesis examines, in four quasi-experimental studies (N = 663), 6 to 10 years-old White Portuguese children’s expressions of intergroup racial attitudes, with the aim of testing a Socio-Normative Developmental Model (NDM). The NDM holds that the expression of racial attitudes in childhood constitutes an outcome of children’s acknowledgment and situational-salience of two conflicting social norms, namely an anti-racism norm which prohibits the discrimination against the Blacks, and an in-group-loyalty norm which supports in-group favouring behaviour. More specifically, the NDM predicts that children’s expression of racial bias reflects children’s acknowledgment and salience of an in-group-loyalty norm, while the inhibition of racial bias reflects children’s acknowledgment and salience of an antiracism norm. In support of this hypothesis, the results showed that an age-related decrease in the expression of racial bias under a condition of in-group-accountability was associated to acknowledgment and influence of in-group-loyalty norm for younger children (6 years-old) and acknowledgment and influence of an anti-racism norm for older children (9/10 years-old). As to children’s expression of racial attitudes under a condition of non-accountability, the results revealed age-constant levels of racial bias, associated to the internalization of the ingroup- loyalty norm in the case of 9/10 years-old. All in all, these findings state the importance of examining the processes and dynamics of conflicting group norms in order to understand the modifications in children’s expression and inhibition of racial bias that take place between contexts and in the course of childhood.

Data

08-out-2015

Palavras-chave

Crianças
Children
Conflicting social norms
Anti-racism norm
In-group-loyalty norm
Ingroup- accountability
Intergroup racial attitudes
Normas sociais conflituantes
Norma anti-racista
Norma da lealdade endogrupal
Controlo social pelo endogrupo
Atitudes raciais intergrupais

Acesso

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