Teses e dissertações

Doutoramento
Título

Venda directa: determinantes da aceitação do consumidor

Autor
Alturas, Bráulio
Resumo
pt
A venda directa tem sido um espaço importante na comercialização de bens de consumo e registou nos últimos anos um aumento substancial de vendas, bem como de vendedores directos envolvidos a nível mundial. Hoje, pode ainda identificar-se uma importante ponte entre esta forma de venda e a venda e comunicação através da Internet. Todavia, a venda directa não tem merecido grande atenção por parte da academia. Apesar da antiguidade do conceito ainda se verificam algumas lacunas na sua compreensão e operacionalização. A presente tese estuda os factores que influenciam a satisfação do consumidor e a aceitação da venda directa, contribuindo assim para o aprofundamento do conhecimento desta forma de distribuição, nomeadamente no contexto português. Propõe-se um modelo conceptual que identifica e analisa as relações entre os determinantes da aceitação e satisfação do consumidor pela venda directa, sendo enunciadas e testadas hipóteses de investigação. Defende-se que: “A venda directa é uma forma de distribuição que tem vantagens para o consumidor em comparação com outras formas de venda fora dos locais fixos de retalho, nomeadamente a venda à distância.” Identificam-se quatro dimensões de variáveis independentes (características da compra, características do consumidor, experiência do consumidor e risco percebido) e duas de variáveis dependentes (satisfação e aceitação da venda directa). Com esse propósito, e efectuada a revisão da literatura, foi definida uma metodologia de investigação empírica em duas fases: - Fase exploratória, em que foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a uma amostra de gestores de empresas de venda directa, bem como a vendedores e clientes das mesmas empresas. - Fase quantitativa, baseada num questionário aplicado a uma amostra de consumidores adultos portugueses. Confirma-se a maioria das hipóteses operacionais e a aferição empírica do modelo, e identificam-se três grupos de consumidores (clusters). As evidências empíricas obtidas são pertinentes para as empresas de venda directa, que buscam melhorar a compreensão e a previsão dos comportamentos de compra dos consumidores. Embora aplicado ao contexto português, o presente estudo sugere um modelo onde se identificam os determinantes que levam um consumidor a aceitar a venda directa para comprar um produto específico, e as razões que o poderão levar a ficar satisfeito em relação a essa escolha. Concluiu-se que o principal determinante da aceitação e da satisfação com a venda directa é a experiência anterior do consumidor.
en
Direct selling has been an important space in the commercialization of consumption goods and has exhibited in the last years substantial growth in sales revenues and number of salespeople involved at world level. Today, we can still identify an important bridge between this selling method and the selling and communication through the Internet. Nevertheless, direct selling has not deserved a great attention from the academy. In spite of the antiquity of the concept still some gaps are verified in its understanding and operacionalization. The present thesis studies the factors which influence the consumers’ satisfaction and his acceptance of direct selling, contributing to the improvement of the knowledge of this distribution method based on the Portuguese context. We propose a conceptual model which identifies and analyses the relationships between the determinants of consumers’ acceptance and his satisfaction towards direct selling. For that we derive and test our research hypothesis. We defend that: "Direct selling is a distribution form which has advantages for the consumer in comparison with other sale forms away from fixed retail location such as distance selling." We have Identified four dimensions of independent variables (purchase characteristics, consumers’ characteristics, consumers’ experience and perceived risk) and two dimensions of dependent variables (satisfaction and acceptance of direct selling). On that purpose, and after the literature review, we designed a two-phase empiric research methodology: - Exploratory phase, including interviews with a sample of Direct Selling Organizations (DSO’s) managers and interviews with salespersons and clients of the same DSO’s. - Quantitative phase, based on a questionnaire applied to the Portuguese adult consumers. Most of the operational hypothesis and the gauging of the empiric model are confirmed, and we identified three groups of consumers (clusters). The obtained empiric evidences are pertinent for direct selling companies, which are looking forward to improve the understanding and the forecast of the consumers’ behaviours on purchase. Although applied to the Portuguese context, the present study suggests a model that identifies the determinants which will lead the consumer to accept direct selling to buy a specific product, and the reasons that can take him to be satisfied in relation to that choice. It was concluded that the main determinant of acceptance and satisfaction with direct selling is the previous experience of the consumer.

Data

15-jan-2009

Palavras-chave

Comportamento do consumidor
Satisfação
Canais de distribuição
Venda directa

Acesso

Acesso livre

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