Título
Processos de troca social na gestão dos recursos humanos: o papel da confiança organizacional
Autor
Lima, Maria Sousa
Resumo
pt
O presente trabalho de investigação tem como principal objectivo contribuir para o
desenvolvimento da problemática do papel mediador da confiança organizacional. A tese
encontra-se estruturada em duas partes. Na Parte I, apresenta-se uma revisão de literatura
geral sobre a confiança organizacional, com especial enfoque nos seus antecedentes,
consequentes e papel mediador. Na Parte II, apresentam-se quatro estudos que analisam
empiricamente esta problemática. Os estudos realizados deram origem a diversas
contribuições teóricas, empíricas e práticas que importa sistematizar. Do ponto de vista
teórico, este trabalho reforça a importância dos processos de troca social de percepção de
suporte organizacional, de contrato psicológico e de percepção de troca líder-membro no
desenvolvimento da confiança organizacional nas organizações, bem como os resultados
organizacionais favoráveis resultantes da existência de confiança organizacional nas
organizações, a salientar, os níveis elevados de empenhamento afectivo, bem-estar subjectivo
no trabalho, satisfação no trabalho, desempenho no trabalho e desejo de permanecer na
organização de trabalho. Ao nível empírico, este trabalho contribui para o enriquecimento da
literatura neste domínio, evidenciando algumas variáveis inovadoras, bem como o papel
mediador da confiança organizacional entre os processos de troca social e os resultados
organizacionais anteriormente mencionados. No que se refere às implicações práticas, os
resultados obtidos neste trabalho permitem sugerir algumas estratégias relevantes para as
organizações e gestores que pretendam fomentar o desenvolvimento de confiança
organizacional nas suas organizações.
en
The main goal of this dissertation is to contribute to the knowledge of the mediator role
of organizational trust. Thus, the present work is divided in two sections that comprehend,
apart from a review of literature about organizational trust mainly focusing on its antecedents,
consequences and mediator role (Section I), four empirical studies regarding this issue
(Section II). This work represents an important effort to draw attention to the importance of
the mediator role of organizational trust, addressing relevant contributions to the
organizational trust literature and practice. Regarding the theoretical contributions, the present
work reinforces the importance of social exchange processes of perceived organizational
support, perceived psychological contract and perceived leader-member exchange in the
development of organizational trust. This work also highlights the favourable outcomes that
results from the presence of trust in work relationships, namely, an increase of affective
commitment, well-being at work, job satisfaction, job performance and the desire to remain
with their work organization. This work also expands the empirical literature about the
antecedents and consequences of organizational trust, giving special attention to the mediating
role of trust. Regarding the practical contributions, the present work suggests important
strategies to the organizations and managers that want to enhance the level of organizational
trust to the workplace.