Título
Públicos, media e vida pública: uso e opinião sobre media e informação em Portugal, na 1ª década do século XXI
Autor
Barreiros, José Jorge
Resumo
pt
A presente dissertação desenvolve uma investigação sobre públicos, media,
comunicação, política e democracia em dois patamares interligados: um
equacionamento teórico desta problemática; uma pesquisa empírica de usos e
opinião sobre media e informação na realidade portuguesa da primeira década do
século XXI.
Os públicos são entendidos como sujeitos dos processos sociais de comunicação e
informação e da vida pública em democracia; simultaneamente, consumidores e
utilizadores de media, utentes de informação e cidadãos, instância soberana da
democracia, como tal relevante vector de opinião pública sobre a vida cívica e
política, nomeadamente, no que respeita aos desempenhos públicos via media.
Da análise da realidade portuguesa sobressaem: (i) a importância e
responsabilidade da televisão como referência de comunicação pública comum
aos diferentes públicos - onde a informação surge como ‘conteúdo’ mais relevado
– num contexto de progressiva adopção da internet, sobretudo pelos públicos
mais qualificados e mais jovens; (ii) a emergência de ‘modos de informar-se’
‘personalizados’, flexíveis, ‘à medida’ de disponibilidades e interesses próprios,
em tom de ‘fuga’ aos ‘media convencionais’, alvo de apreciação desencantada e
crítica, por parte de um público interessado na informação, utilizador regular da
internet; (iii) o apelo a empreendedores de media – empresariais e editoriais –
sensíveis à necessidade de servir o público como condição de produção de
audiência, aliando rentabilidade económica com responsabilidade social e pública.
No plano da informação e comunicação como recursos da política e da
democracia, deduz-se que se alguns públicos não encontrarem nos media a
informação que consideram necessária ao esclarecimento dos contornos da
regulação social e política, isso tenderá a repercutir-se no respectivo
posicionamento face à política e à democracia. As prestações dos diversos actores
da comunicação via media constituem indicador e factor de viabilidade da vida
pública, cívica e política em democracia; carecem de ser aferidas em função da
responsabilidade com que interpretem essa missão. Tal implica conhecer e
valorizar a apreciação dos públicos de utilizadores de media, utentes de
informação e cidadãos, nos vários planos desta múltipla condição.
en
This dissertation develops a research about public, media, communication,
politics and democracy in two interrelated levels: a theoretical delineation of this
problematic; an empirical work into uses and opinion about media and
information in the Portuguese reality, in the first decade of the XXI century.
Public are conceptualized as active agents in both social process of
communication and information, and democratic public life; simultaneously,
consumers and media users, information concerned social actors, and citizens,
primordial sovereign entity of democracy, as such, relevant vector of public
opinion about civic and political life, namely as far as public performance of media
and via media is concerned.
The Portuguese reality analysis highlights: (i) the importance and the
responsibility of television as public communication media, common reference to
the different public – where information appears as more searched ‘content’ – in
a progressive adoption of the internet context, mainly by the more qualified and
youngest publics; (ii) the emergence of customized ‘ways to self-inform’, flexible,
close to the public’s interests and availabilities, ‘departing’ from ‘conventional
media’, seen from a disenchanted and critical point of view by a public interested
in information, regular internet user; (iii) the appeal to media entrepreneurs –
editorial and business – sensitive to serve the public as condition to generate
audience, articulating economic profitability with social and public responsibility.
In terms of information and communication as resources for politics and
democracy, is important to observe that if some public do not find in the media
the information they consider necessary to clarify the contours of social and
political regulation, this will have an impact in their position about politics and
democracy. The performance of the various actors of communication via media is
an indicator, and a relevant factor, of the viability of civic and political public life
in a democracy. It is important to appreciate them according to the responsibility
with which this mission is interpreted. This implies to know and publicly enhance
the evaluation of the media users, information interested social actors and
citizens, at the various levels of that multiple condition.