Título
A Espanha e o cluster da Galiza na dinâmica macroeuropeia da indústria automóvel: 1995-2005
Autor
Camacho, José Ferro
Resumo
pt
Após vinte anos de integração europeia, a indústria automóvel espanhola mantém-se como
base de exportações especializadas em veículos das gamas baixas-médias e recuou na
tipologia dos componentes produzidos e exportados. O país está, sob pressão crescente,
integrado num sistema macroregional em que pólos tradicionais, como França e Alemanha, se
reforçaram com percursos diferenciados, e pólos, a Leste, surgiram. O cluster da Galiza
integra a maior fábrica da PSA e de Espanha. No ajustamento ocorrido, a evolução da unidade
da PSA introduziu um percurso em que outros actores-chave – fornecedores, sindicatos e
políticos regionais – desempenharam papéis importantes na construção de compromissos de
governança e na inovação institucional. A adaptação exibe, em primeiro lugar, a confirmação
do percurso de especialização espanhola, modulada pelos factores locais e pelo modelo de
negócio da PSA, e a emergência de embriões de transformação, de futuro incerto.
A metodologia, sistémica, é composta por um sistema integrador macroeuropeu, que
contempla os processos de reconfiguração da indústria e de convergência socioeconómica, e
por três dispositivos: a análise macro do comércio internacional e da especialização, que
inclui a interdependência dos pólos nacionais; a análise empresarial, que modela as estratégias
internacionais de negócio de OEM e fornecedores; e o estudo regional, que interpreta os
ajustamentos entre os actores-chave e a evolução institucional e dos compromissos. A
dissertação contempla três domínios científicos principais: o comércio intra-industrial, a
especialização e a localização de actividades produtivas; a transformação de modelos de
negócio em espaços de integração macroregional; e os processos de evolução de clusters
industriais.
en
Twenty years after the European integration, the Spanish automotive industry remains an
export base specialised in lower-medium vehicles segments and has gradually become a
downgraded source of components for domestic assembly and export. The country’s location
is under increasing pressure in a macroeuropean system where traditional industrial poles, like
France and Germany, have strengthened their positions, albeit in different paths, and new
Eastern poles are emerging. The cluster of Galicia integrates the largest PSA and Spanish
assembly unit. During the adjustment process, the evolution of the PSA’s unit introduced a
pathway that modulates the key-actors’ role – suppliers, unions and regional policy players –
towards a new institutional setting and the evolution of governance compromises. The
adaptation path has exhibited, first and foremost, the cluster’s evolution towards the Spanish
specialisation, although modulated by the PSA’s business model, history and local factors;
and secondly, the germens of a potential diversifying way, still uncertain.
The systemic based methodology embraces a macroeuropean integrator system, which
includes the industry reconfiguration and socioeconomic convergence processes, and three
research devices: first, a macro analysis of international trade and specialisation in connection
with the interdependence among national poles; secondly, a company-level analysis based on
the international business strategies of the OEM and suppliers; finally, a regional-level study
which looks at the adjustments among the key-players, the institutional evolution and
emergence of new compromises. The dissertation mainly addresses three scientific domains:
intra-industrial trade, specialisation and location of productive activities; business models
change in macroregional integration spaces; and industrial clusters evolution.