Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão
Título

A Espanha e o cluster da Galiza na dinâmica macroeuropeia da indústria automóvel: 1995-2005

Autor
Camacho, José Ferro
Resumo
pt
Após vinte anos de integração europeia, a indústria automóvel espanhola mantém-se como base de exportações especializadas em veículos das gamas baixas-médias e recuou na tipologia dos componentes produzidos e exportados. O país está, sob pressão crescente, integrado num sistema macroregional em que pólos tradicionais, como França e Alemanha, se reforçaram com percursos diferenciados, e pólos, a Leste, surgiram. O cluster da Galiza integra a maior fábrica da PSA e de Espanha. No ajustamento ocorrido, a evolução da unidade da PSA introduziu um percurso em que outros actores-chave – fornecedores, sindicatos e políticos regionais – desempenharam papéis importantes na construção de compromissos de governança e na inovação institucional. A adaptação exibe, em primeiro lugar, a confirmação do percurso de especialização espanhola, modulada pelos factores locais e pelo modelo de negócio da PSA, e a emergência de embriões de transformação, de futuro incerto. A metodologia, sistémica, é composta por um sistema integrador macroeuropeu, que contempla os processos de reconfiguração da indústria e de convergência socioeconómica, e por três dispositivos: a análise macro do comércio internacional e da especialização, que inclui a interdependência dos pólos nacionais; a análise empresarial, que modela as estratégias internacionais de negócio de OEM e fornecedores; e o estudo regional, que interpreta os ajustamentos entre os actores-chave e a evolução institucional e dos compromissos. A dissertação contempla três domínios científicos principais: o comércio intra-industrial, a especialização e a localização de actividades produtivas; a transformação de modelos de negócio em espaços de integração macroregional; e os processos de evolução de clusters industriais.
en
Twenty years after the European integration, the Spanish automotive industry remains an export base specialised in lower-medium vehicles segments and has gradually become a downgraded source of components for domestic assembly and export. The country’s location is under increasing pressure in a macroeuropean system where traditional industrial poles, like France and Germany, have strengthened their positions, albeit in different paths, and new Eastern poles are emerging. The cluster of Galicia integrates the largest PSA and Spanish assembly unit. During the adjustment process, the evolution of the PSA’s unit introduced a pathway that modulates the key-actors’ role – suppliers, unions and regional policy players – towards a new institutional setting and the evolution of governance compromises. The adaptation path has exhibited, first and foremost, the cluster’s evolution towards the Spanish specialisation, although modulated by the PSA’s business model, history and local factors; and secondly, the germens of a potential diversifying way, still uncertain. The systemic based methodology embraces a macroeuropean integrator system, which includes the industry reconfiguration and socioeconomic convergence processes, and three research devices: first, a macro analysis of international trade and specialisation in connection with the interdependence among national poles; secondly, a company-level analysis based on the international business strategies of the OEM and suppliers; finally, a regional-level study which looks at the adjustments among the key-players, the institutional evolution and emergence of new compromises. The dissertation mainly addresses three scientific domains: intra-industrial trade, specialisation and location of productive activities; business models change in macroregional integration spaces; and industrial clusters evolution.

Data

15-mar-2011

Palavras-chave

Automotive industry
Indústria automóvel
Clusters
Empresas multinacionais
Especialização industrial
Industrial specialisation
Multinational firms

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo