Título
A influência do adolescente na decisão de compra em famílias monoparentais
Autor
Baía, João Paulo S. C. L.
Resumo
pt
As famílias monoparentais assumem um crescente interesse por parte dos investigadores, nomeadamente em relação à influência do adolescente nas decisões de compra naquele tipo de família. Sabendo-se que a esmagadora maioria das famílias monoparentais é liderada pela mãe, é expectável que os adolescentes possuam elevados níveis de influência nas compras (Tinson et al., 2008; Kaur e Singh, 2006; Chavda et al, 2005). Contudo, é muito escassa a investigação sobre este tipo de estrutura familiar, não existindo qualquer estudo sobre esta matéria em Portugal. Assim sendo, a presente investigação tem como principal objectivo o estudo da influência relativa do adolescente nas decisões de compra na família monoparental. Na fase empírica, foram inquiridas 244 mães de agregados monoparentais, com pelo menos um filho adolescente, provenientes de uma amostra de conveniência. Foram testados dois produtos diferentes (telemóvel e computador), por forma a avaliar se existe ou não influência do adolescente na decisão de compra.
Os resultados da análise através de regressão logística apontam para a idade do adolescente e o conhecimento do produto como a variáveis explicativas relevantes nas compras consideradas. Estes resultados são inovadores em famílias monoparentais.
A presente investigação oferece uma contribuição para as empresas ao proporcionar evidência da influência do adolescente nas compras de telemóvel para uso próprio e de computador para uso familiar. Dada a importância dos adolescentes pela influência que exercem nos agregados monoparentais, importa que os profissionais de marketing orientem os seus esforços para a satisfação dos adolescentes, adoptando estratégias ajustadas às famílias monoparentais.
en
Single-parent families undertake an increasing interest by researchers, namely in what the adolescent’s influence on the decisions of what to buy in that type of family structure is concerned. Knowing that the overwhelming majority of single-parent families are led by the mother, one can expect that adolescents possess high levels of influence on buying decisions (Tinson et al., 2008; Kaur and Singh, 2006; Chavda et al, 2005). However, the investigation about this type of family structure is very scarce, and in Portugal there are no studies about this subject whatsoever. Therefore, the current investigation has as main purpose the study of adolescent’s relative influence on buying decisions in single-parent family. In the empirical phase, 244 mothers of single-parent families, with at least one adolescent child, proceeding from one convenience sample, were inquired. Two different products (mobile phone and computer) were tested as a way to evaluate adolescent’s influence on buying decisions.
The results of the analysis through logistic regression points towards adolescent’s age and product knowledge as the explanatory variables relevant in each of the buys considered. These results are innovative in single-parent families led by the mother.
The current investigation offers a contribution for enterprises by showing evidence of the adolescent’s influence when buying a mobile phone for their own use or a computer for family use. Given the adolescent’s importance for the influence they exercise on the single-parent family, it is important that marketing professionals aim their efforts to adolescent’s satisfaction, adopting adjustable strategies to the single-parent families.