Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

Perfil, comportamentos, usos, atitudes e escolhas de consumo e bem-estar na população sénior portuguesa

Autor
Barroso, Célia Maria Ramos Serra Reis
Resumo
pt
A dissertação tem por objetivo analisar a relação dos seniores com mais de 65 anos, em Portugal, com as tecnologias, em particular perceber como a simplicidade do software e do hardware podem contribuir para a adesão ao produto Senior+. Desenvolveu-se uma análise qualitativa, com base numa entrevista semiestruturada, numa amostra de 77 pessoas, constituída por indivíduos que vivem sozinhos, residentes em Lares, e frequentadores de Centros de Dia e Universidades Seniores, na Grande Lisboa. Assim, tenta-se identificar os perfis de seniores e conhecer as suas motivações e interesses ligados ao uso das tecnologias por forma a compreender quais são os seus comportamentos, usos, atitudes e escolhas ao nível do consumo da tecnologia e do seu bem-estar. Em conclusão, faz-se uma análise comparativa dos perfis no segmento + 65 anos face às suas necessidades e aos fatores de sucesso do projeto Senior+, tal como uma segmentação dos diferentes estados da vida do sénior com + 65 anos em Portugal. São, ainda, identificados os influenciadores e as motivações e atitudes no consumo tecnológico, que levou à adaptação do modelo STAM ao projeto Senior+. Perceber, também, em como a simplicidade e a usabilidade da tecnologia Senior+ contribuiu para adesão dos seniores ao produto, ajudando para a sua inclusão na sociedade, e entender como este meio tecnológico pode apoiar na socialização desta geração e para a incrementação das relações intergeracionais.
en
Profile, behaviors, habits, attitudes, welfare and consumer's choices in Portuguese senior population. Dissertation pretends to analyze the relationship between people over 65 years and technologies, especially to understand how simplicity's of software and hardware can contribute to join the Senior+ product. It was developed a qualitative analysis, based on a semi-structured interview of 77 person's sample, living all alone or on nursing homes or regular customers of community centers and Senior Universities, all in the Great Lisbon. By this way, we try to identify the senior profiles and know their motivations and interests in the use of technologies in order to understand their behaviors, habits, attitudes and choices concerning technology use and their welfare level. In conclusion, it's done a comparative analysis of the profiles in the segment 65+ in relation to their needs and to the success factors of Senior+, such as a segmentation of the different states of life of the elderly in Portugal. The survey also identified the influencers and its motivations and attitudes in technology consumption and led to the adaptation of the STAM model to the Senior+ project. Also was tried to understand how simplicity on use of the Senior+ technology has convinced elderlies to get the product, contributing to their inclusion in society and realize how this device can contribute for the socialization of this generation and for the development of the intergenerational relationships.

Data

11-mai-2015

Palavras-chave

Technology
Seniores
Tecnologia
Vida Ativa
Tablet
Isolamento socia
Seniors
Active life
Social isolation

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo