Título
Estádio 2.0: o futebol do futuro: estudo de caso do Sport Lisboa e Benfica e Manchester City
Autor
Barruncho, Marco António Vicente Madeira
Resumo
pt
Com este trabalho procura-se demonstrar que, em 2015, a experiência de um adepto num estádio de futebol, com o recurso à tecnologia, pode transformar-se por completo, estabelecendo novas e vantajosas oportunidades para os agentes envolvidos no fenómeno desportivo.
A dissertação que apresento com o tema Estádio 2.0: O futebol do futuro, tem como principal objetivo explicar como se pode aproveitar a tecnologia no estádio de forma a melhorar a experiência do consumidor e a potenciar as receitas.
Para atingir este objetivo a que me proponho, para além da revisão de literatura e de dados do mercado, irei realizar um estudo de caso, através de análise documental e entrevista aos responsáveis de marketing dos clubes a analisar (Sport Lisboa e Benfica e Manchester City).
Atualmente e pela observação direta do fenómeno desportivo, em particular do futebol, assistimos a uma crescente pressão para providenciar serviços, através da modernização tecnológica das infra-estruturas, permitindo aos adeptos, entre outras vantagens, a entrada no estádio com o seu smartphone (bilhete em QR code/pictograma), publicar fotografias nas redes sociais, ter a oportunidade de assistir a repetições e estatísticas ou mesmo encomendar comida e bebida a partir do seu lugar, tal como fariam em casa, assistindo a uma transmissão televisiva.
Concluindo, este trabalho tem como pergunta de partida averiguar de que forma é que os clubes de futebol podem rentabilizar e potenciar a utilização das novas tecnologias num
estádio de futebol? Com este estudo pretende-se analisar que novas experiências podem ser potenciadas com a evolução dos novos meios ao dispor dos clubes, comparando, em 2015, a realidade Portuguesa (Sport Lisboa e Benfica) com a Inglesa (Manchester City).
en
This work is looking to demonstrate that, in 2015, the experience of a fan in a football stadium, with use of technology, can be turned complete by establishing new and advantageous opportunities for agents involved in the sport phenomenon.
The dissertation develops the topic of the Stadium 2.0: Football of the future aims to analyze the way of how to harness technology in the stadium in order to improve the consumer experience and maximize revenue.
To achieve these proposed objective, beyond the literature review and market data, I will realise a case study with document and report analyses and an interview with marketing responsibles from Sport Lisboa e Benfica and Manchester City.
Currently and for the direct observation of the sport phenomenon, in particular football, there already exists an increasing pressure to take steps to establish services, through the technological modernisation of infrastructures which among other advantags allow fans to publish photos on social networks, have the opportunity to witness repetitions, or even order food and beverages from their seat, in the same way they would at home from the comfort of their couch.
Concluding, this paper has as initial question to verify in what manner football clubs can profit from and potentiate the use of new technologies in a football stadium. It aims to analyse what new experiences can be potentiate with the evolution of new media at the disposal of clubs, comparing, in 2015, the Portuguese reality (Sport Lisboa e Benfica) with the English one (Manchester City).