Título
Forecasting football outcomes to invest in betting markets
Autor
Côrte-Real, João Maria Telles Moniz
Resumo
pt
O nosso principal objetivo foi desenvolver um método que possa ser usado para obter
retornos de longo prazo em apostas de futebol. A previsão dos jogos foi feita utilizando
informação quantitativa (incluindo um modelo de regressão Poisson) e qualitativa (de
interpretação subjetiva). A esta abordagem chamou-se estratégia de valor, tendo sido
capaz de originar retornos de 19,88%, e de prever 8 em 11 resultados. Contudo, o número
de apostas feitas é insuficiente para considerar que esta estratégia consegue gerar retornos
consistentemente, a longo prazo.A estratégia de precisão consistiu em apostar nos favoritos que joguem em casa, e
conseguiu retornos de 0,39%, não compensando os riscos assumidos. Se esta estratégia
fosse capaz de criar retornos, podia indicar a tendenciosidade dos mercados de apostas
Portugueses, e consequentemente, que estes possuem eficiência semiforte. Na prática, a
estratégia de precisão ficou na mesma, não sugerindo, portanto, que as odds dos mercados
Portugueses são tendenciosas. No entanto, se fizéssemos as mesmas apostas através do
Pinnacle (casas de apostas Britânica), os retornos seriam de 6,62%, indicando a existência
de tendenciosidade e de eficiência semiforte.
Surpreendentemente, se removêssemos a margem implícita, as casas de apostas
Portuguesas teriam oferecido melhores odds do que o Pinnacle, para vitórias da equipa
caseira, o que demostra a necessidade de rever as leis do jogo online em Portugal, que
são a principal razão para a falta de competitividade dos mercados de apostas
Portugueses. Não conseguimos encontrar nenhum estudo acerca desses mercados, assim,
consideramos que o nosso trabalho acrescenta um importante contributo à bibliografia
existente.
en
Our main objective was to develop a method which can be used to obtain long-term
returns on football bets. The forecasting of the matches was made using quantitative
(including a Poisson regression model) and qualitative (of subjective interpretation)
information. This approach was named value strategy, being able to generate a yield rate
of 19,88%, and to predict 8 out of 11 outcomes. However, the number of bets made is too
small to conclude that this strategy is capable of providing consistent earnings, in the
long-run.
The accuracy strategy consisted in betting on favourites who played at home, and
produced returns of 0,39%, not compensating for the risks assumed. If this strategy was
able to create revenues, it could indicate the presence of biases in the Portuguese betting
markets, and consequently, that these were semi-strong efficient. In practice, the accuracy
strategy broke even, therefore not suggesting that the Portuguese markets’ odds were
biased. However, if we did the same bets through Pinnacle (UK-based bookmaker), the
returns would be of 6,62%, hence indicating the existence of biases and semi-strong
efficiency.
Surprisingly, if one removes the overround, Portuguese bookmakers would have offered
better odds for the home wins than Pinnacle. This demonstrates the need of reviewing the
Portuguese online gambling legal framework, which is the main reason for the poor
competitiveness of Portuguese betting markets. As far as our research went, we could not
find any studies about these markets, hence we consider that our work adds an important
contribution to the existing literature.