Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Forecasting football outcomes to invest in betting markets

Autor
Côrte-Real, João Maria Telles Moniz
Resumo
pt
O nosso principal objetivo foi desenvolver um método que possa ser usado para obter retornos de longo prazo em apostas de futebol. A previsão dos jogos foi feita utilizando informação quantitativa (incluindo um modelo de regressão Poisson) e qualitativa (de interpretação subjetiva). A esta abordagem chamou-se estratégia de valor, tendo sido capaz de originar retornos de 19,88%, e de prever 8 em 11 resultados. Contudo, o número de apostas feitas é insuficiente para considerar que esta estratégia consegue gerar retornos consistentemente, a longo prazo.A estratégia de precisão consistiu em apostar nos favoritos que joguem em casa, e conseguiu retornos de 0,39%, não compensando os riscos assumidos. Se esta estratégia fosse capaz de criar retornos, podia indicar a tendenciosidade dos mercados de apostas Portugueses, e consequentemente, que estes possuem eficiência semiforte. Na prática, a estratégia de precisão ficou na mesma, não sugerindo, portanto, que as odds dos mercados Portugueses são tendenciosas. No entanto, se fizéssemos as mesmas apostas através do Pinnacle (casas de apostas Britânica), os retornos seriam de 6,62%, indicando a existência de tendenciosidade e de eficiência semiforte. Surpreendentemente, se removêssemos a margem implícita, as casas de apostas Portuguesas teriam oferecido melhores odds do que o Pinnacle, para vitórias da equipa caseira, o que demostra a necessidade de rever as leis do jogo online em Portugal, que são a principal razão para a falta de competitividade dos mercados de apostas Portugueses. Não conseguimos encontrar nenhum estudo acerca desses mercados, assim, consideramos que o nosso trabalho acrescenta um importante contributo à bibliografia existente.
en
Our main objective was to develop a method which can be used to obtain long-term returns on football bets. The forecasting of the matches was made using quantitative (including a Poisson regression model) and qualitative (of subjective interpretation) information. This approach was named value strategy, being able to generate a yield rate of 19,88%, and to predict 8 out of 11 outcomes. However, the number of bets made is too small to conclude that this strategy is capable of providing consistent earnings, in the long-run. The accuracy strategy consisted in betting on favourites who played at home, and produced returns of 0,39%, not compensating for the risks assumed. If this strategy was able to create revenues, it could indicate the presence of biases in the Portuguese betting markets, and consequently, that these were semi-strong efficient. In practice, the accuracy strategy broke even, therefore not suggesting that the Portuguese markets’ odds were biased. However, if we did the same bets through Pinnacle (UK-based bookmaker), the returns would be of 6,62%, hence indicating the existence of biases and semi-strong efficiency. Surprisingly, if one removes the overround, Portuguese bookmakers would have offered better odds for the home wins than Pinnacle. This demonstrates the need of reviewing the Portuguese online gambling legal framework, which is the main reason for the poor competitiveness of Portuguese betting markets. As far as our research went, we could not find any studies about these markets, hence we consider that our work adds an important contribution to the existing literature.

Data

22-abr-2019

Palavras-chave

Marketing desportivo
Futebol
Football
Mercados
Trabalho de projeto
Forecasting
Betting markets
Sports betting

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo