Título
Cultura P2P: Uma análise sociológica comparativa das redes e dos sites de partilha online de músicas, filmes e livros eletrónicos em Portugal e no Brasil
Autor
Caetano, Miguel Afonso
Resumo
pt
Esta tese tem como principal objetivo ajudar a preencher o défice de pesquisa teórico-empírica
com origem nos países lusófonos em torno do confronto aparente entre os direitos dos utilizadores de
Internet e a aplicação dos direitos de propriedade intelectual. Recorrendo a um olhar interdisciplinar
(comunicacional, sociológico, económico e jurídico), visa colocar em relevo o novo papel dos
utilizadores de obras culturais enquanto distribuidores proporcionado pelas plataformas informais
paralelas aos circuitos legais de distribuição.
A primeira parte, de cariz teórico, inicia-se com uma genealogia histórica dos conceitos de
pirataria, direito de autor, copyright e propriedade intelectual para prosseguir com uma exposição dos
fundamentos para uma crítica da economia política da informação, seguindo-se um retrato da evolução
tecnológica e comercial da partilha de ficheiros ao longo da última década e meia. Quase a terminar,
encontra-se um resumo da literatura mais relevante sobre a relação entre vendas e cópias não
autorizadas de bens informacionais, assim como uma apresentação dos principais resultados de
centenas de estudos quantitativos incidindo nos comportamentos dos utilizadores e nas motivações que
os levam a descarregar obras protegidas por direitos de autor. Por fim, procede-se a uma análise
comparativa de um conjunto de indicadores estatísticos relativos aos níveis de penetração das TICs em
Portugal e no Brasil e às atividades online dos utilizadores de Internet de ambos os países.
A segunda parte consiste numa análise empírica dos comportamentos e perceções dos
utilizadores portugueses e brasileiros de redes peer-to-peer (P2P) e sites que permitem efetuar cópias
não autorizadas de obras protegidas por direitos de autor. Para tal, irei socorrer-me das respostas de
301 indivíduos de ambas as nacionalidades a um inquérito online bem como nas declarações
posteriores de 16 desses inquiridos recolhidas por entrevista online.
Com esta pesquisa pretende-se demonstrar que, longe de ser uma mera falha de mercado, a
partilha é antes uma dimensão fundamental da cultura (Aigrain 2011). Visto deste prisma, as
limitações da perspetiva economicista da contabilização dos eventuais prejuízos tornam-se evidentes
en
This thesis has for its main goal to help fill the gap of theoretical and empirical research
originating from Portuguese-speaking countries concerning the apparent clash between the rights of
Internet users and the enforcement of intellectual property laws. By way of an interdisciplinary lens
gathering contributions from communication science, sociology, economics and law, it intends to shed
light on the new role of users of cultural works as distributors – a role amplified by informal platforms
parallel to formal distribution circuits.
The first part, of a theoretical nature, starts with a historical genealogy of concepts such as
piracy, copyright, droit d’auteur and intellectual property, followed by a presentation of the
technological and commercial evolution of file sharing over the past decade and a half. Next comes an
overview of the most relevant literature on the relationship between sales and unauthorized copies of
information goods, as well as a synthesis of the main results of hundreds of quantitative studies
covering the behaviors of filesharers and their motives for downloading copyrighted works. Finally,
this part ends with a comparative analysis of a set of statistical indicators regarding the penetration
levels of ICTs in Portugal and Brazil as well as on the most popular online activities of Internet users
in both countries.
The second part comprises an empirical analysis of the behaviors and perceptions of
Portuguese and Brazilian users of peer-to-peer (P2P) networks and sites enabling the unauthorized
copying of copyrighted works. The analysis will be based on the answers of 301 individuals of both
nationalities to an online survey, as well as on the subsequent statements made by 16 of these
respondents in the context of a series of online interviews.
With this research, it is my aim to show that, rather than being only a market failure, sharing is
instead a fundamental dimension of culture (Aigrain 2011) Seen in this light, the constraints of an
economic perspective exclusively aimed at measuring any possible losses become evident.