Título
Perspectivação: um novo modelo de educação executiva responsável
Autor
Arruda Filho, Norman de Paula
Resumo
pt
O papel das escolas de negócios se apresenta como o lócus de um novo modelo de construção
e difusão educacional, voltado para a formação de lideranças transformadoras, com consciência,
visão e capacidade de ação dirigidas a gestão responsável. Esta tese teve como objetivo avaliar a
adequação do modelo educacional do ISAE/FGV – o Modelo Perspectivação – ao contexto de
uma educação executiva responsável. Para isso, apresentou-se o Perspectivação, desenvolvido
pelo pesquisador e aplicado em um estudo de caso no ISAE/FGV em Curitiba, Estado do Paraná,
Brasil. Este é um modelo educacional hibrido, composto por 14 atividades que buscam unir
diversos saberes para se ajustar ao perfil do trabalhador do século XXI, incluindo estratégias
educacionais com a abordagem transdisciplinar (dimensões científica, cultural, espiritual e
social). Na sua avaliação utilizou-se a verificação e a validação. A verificação foi feita por meio
de uma matriz de cotejamento com critérios teóricos de dimensões predefinidas. A validação
do Perspectivação foi feita usando a técnica de face validitycom 50 especialistas. Nos resultados
observou-se que o conjunto das 14 atividades obtiveram cerca de 90% a 100% de concordância
dos especialistas com relação à adequação das atividades desenvolvidas pelo modelo para
uma educação em gestão responsável – sendo que a média de todas foi o valor máximo, ou
seja, 10. Com isso conclui-se que o modelo educacional pode contribuir para uma educação
em gestão responsável.
en
The role of business schools is presented as the locus of a new type of construction and
dissemination of education, focused on training leaders for change, with knowledge, vision
and capacity for action targeted at responsible management. This thesis aimed to evaluate the
adequacy of the ISAE/FGV educational model – the Perspectivaction Model – to the context
of responsible executive education. To do so, the model developed by the researcher has been
presented here and applied in a case study at ISAE/FGV in Curitiba, Paraná State, Brazil. This
educational model is hybrid, composed of 14 activities that seek to unite diverse knowledge to
fit the profile of the 21st century worker, with educational strategies in a transdisciplinary
approach (scientific, cultural, spiritual and social dimensions). It has been evaluated by
verification and validation. Verification has been done in a comparison matrix with theoretical
criteria of predefined dimensions. Validation has been done using the face validity technique
with 50 experts. Results showed that all 14 activities obtained about 90% to 100% agreement
of the experts regarding the appropriateness of the model activities for responsible
management education – and the average for all is the maximum value 10. Thus it is
concluded that the educational model can contribute to responsible management education.