Título
Uma concepção totalitária: “Ars Arquitectos”: cultura, ideologia e tecnologia construtiva na década de 1930 em Portugal
Autor
Delgado, João Paulo Fialho de Almeida Pereira
Resumo
pt
Tendo por base o estudo do trabalho do colectivo designado “Ars Arquitectos”, a presente tese propõese
apresentar uma perspectiva totalizante da modernidade arquitectónica dos anos 30 em Portugal,
de forma a integrar dimensões normalmente dissociadas: a cultural, a ideológica e a tecnológica.
O colectivo de arquitectos era contituído por António Fortunato Cabral (1903-1978), Mário Morais
Soares (1908-1975) e Fernando da Cunha Leão (1909-1990), e realizou vários projectos significativos
na região norte do país.
O que autonomiza estes arquitectos como relevantes no panorama da arquitectura em Portugal é
a confluência de três factores, difíceis de encontrar em simultâneo: a proximidade com alguns dos
artistas plásticos e dos críticos de arte mais proeminentes da sua geração; a afinidade com correntes
direitistas de oposição ao regime vigente; por fim, a estreita colaboração com alguns dos melhores
engenheiros civis do Porto.
Através do estudo dos edifícios seleccionados, a tese procura compreender qual o verdadeiro impacto
cultural e ideológico da introdução das novas tecnologias na arquitectura moderna portuguesa, e, ao
mesmo tempo, entender qual a verdadeira dimensão da relação entre a arquitectura e a engenharia
em Portugal, por um lado, e arquitectura e o poder político, por outro.
Para dar resposta a estas questões centrais, a tese socorre-se da interpretação cruzada e simultânea
de duas abordagens metodológicas complementares. A primeira abordagem assume um carácter
contextualizador, por forma a garantir um enquadramento histórico e conceptual. A segunda abordagem,
mais directamente relacionada com os projectos estudados, assenta na análise gráfica e no
desenho anatómico dos edifícios.
en
Taking the study of “Ars Arquitectos” work as its foundation, this thesis aims at presenting an integrated
view of 1930s Portugal architectural modernity. The main goal is to incorporate scopes usually
presented as disconnected, such as those of cultural, ideological and technological nature.
“Ars Arquitectos” was an architectural team formed by António Fortunato Cabral (1903-1978), Mário
Soares Morais (1908-1975) and Fernando da Cunha Leão (1909-1990). Together, they have designed
a number of significant projects in the northern region of Portugal.
What distinguishes these architects as relevant in the Portuguese architectural scene is the confluence
of three factors, difficult to find simultaneously: a proximity with some of the most prominent artists and
art critics of their generation; an affinity with the right-wing opposition to the existing regime; finally, a
close collaboration with some of the best Portuguese civil engineers.
Through the study of three selected buildings, this thesis seeks to understand how the introduction
of new building technologies clashed with both cultural and ideological issues. At the same time, the
thesis questions the true extent of the relationship between architecture and engineering in Portugal,
on one hand, and architecture and political power on the other.
To address these key issues, the thesis uses two complementary methodological approaches. The
first approach assumes a contextualizing character in order to secure a historical and conceptual
framework. The second approach, directly related with the selected projects, is based on a graphical
analysis and an anatomic understanding of the buildings.