Teses e dissertações

Doutoramento
Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos
Título

Uma concepção totalitária: “Ars Arquitectos”: cultura, ideologia e tecnologia construtiva na década de 1930 em Portugal

Autor
Delgado, João Paulo Fialho de Almeida Pereira
Resumo
pt
Tendo por base o estudo do trabalho do colectivo designado “Ars Arquitectos”, a presente tese propõese apresentar uma perspectiva totalizante da modernidade arquitectónica dos anos 30 em Portugal, de forma a integrar dimensões normalmente dissociadas: a cultural, a ideológica e a tecnológica. O colectivo de arquitectos era contituído por António Fortunato Cabral (1903-1978), Mário Morais Soares (1908-1975) e Fernando da Cunha Leão (1909-1990), e realizou vários projectos significativos na região norte do país. O que autonomiza estes arquitectos como relevantes no panorama da arquitectura em Portugal é a confluência de três factores, difíceis de encontrar em simultâneo: a proximidade com alguns dos artistas plásticos e dos críticos de arte mais proeminentes da sua geração; a afinidade com correntes direitistas de oposição ao regime vigente; por fim, a estreita colaboração com alguns dos melhores engenheiros civis do Porto. Através do estudo dos edifícios seleccionados, a tese procura compreender qual o verdadeiro impacto cultural e ideológico da introdução das novas tecnologias na arquitectura moderna portuguesa, e, ao mesmo tempo, entender qual a verdadeira dimensão da relação entre a arquitectura e a engenharia em Portugal, por um lado, e arquitectura e o poder político, por outro. Para dar resposta a estas questões centrais, a tese socorre-se da interpretação cruzada e simultânea de duas abordagens metodológicas complementares. A primeira abordagem assume um carácter contextualizador, por forma a garantir um enquadramento histórico e conceptual. A segunda abordagem, mais directamente relacionada com os projectos estudados, assenta na análise gráfica e no desenho anatómico dos edifícios.
en
Taking the study of “Ars Arquitectos” work as its foundation, this thesis aims at presenting an integrated view of 1930s Portugal architectural modernity. The main goal is to incorporate scopes usually presented as disconnected, such as those of cultural, ideological and technological nature. “Ars Arquitectos” was an architectural team formed by António Fortunato Cabral (1903-1978), Mário Soares Morais (1908-1975) and Fernando da Cunha Leão (1909-1990). Together, they have designed a number of significant projects in the northern region of Portugal. What distinguishes these architects as relevant in the Portuguese architectural scene is the confluence of three factors, difficult to find simultaneously: a proximity with some of the most prominent artists and art critics of their generation; an affinity with the right-wing opposition to the existing regime; finally, a close collaboration with some of the best Portuguese civil engineers. Through the study of three selected buildings, this thesis seeks to understand how the introduction of new building technologies clashed with both cultural and ideological issues. At the same time, the thesis questions the true extent of the relationship between architecture and engineering in Portugal, on one hand, and architecture and political power on the other. To address these key issues, the thesis uses two complementary methodological approaches. The first approach assumes a contextualizing character in order to secure a historical and conceptual framework. The second approach, directly related with the selected projects, is based on a graphical analysis and an anatomic understanding of the buildings.

Data

19-out-2015

Palavras-chave

Portugal
Cultura
Culture
Ideologia
Ideology
Modern architecture
Arquitectura moderna
Tecnologia construtiva
“Ars Arquitectos”
Building technology
Década de 1930
1930s

Acesso

Acesso livre

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