Título
Innovation strategies of the herbal tea industry in Guangdong
Autor
Xuetao, Peng
Resumo
pt
A medicina tradicional chinesa tem milhares de anos de história. É o resultado
da experiência acumulada pelo povo chinês na luta contra as doenças e por isso é
muito importante para a prosperidade e continuação da China enquanto nação. O chá
de ervas tradicional pertence a uma categoria da madicina tradicional chinesa com
funções higiénicas. É obtido a partir de um ou mais tipos de medicina. O chá de ervas
é apenas um produto obtido a partir da cultura tradicional chinesa. Enquanto produto
da medicina tradicional chinesa, o chá de ervas tem centenas de anos de história de
desenvolvimento.
Durante centenas de anos, o chá de ervas com caraterísticas regionais fez parte
da medicina popular na China. Na década de 1990 passa a ser objeto de produção
industrial, mas mantendo uma dimensão essencialmente regional. Em 2003, Wong Lo
Kat transformou a imagem do “chá de ervas” convertendo-o numa marca nacional de
bebidas e entrando no Mercado externo. O chá de ervas tornou-se rapidamente o
centro da atenção pública, com um rápido crescimento das vendas e a criação de um
mercado que atraiu numerosos seguidores. Muitas empresas industriais chinesas e
produtores de bebidas entraram no mercado do chá de ervas.
Atualmente, o setor do chá de ervas conta com numerosas marcas. No entanto,
apenas alguns líderes obtêm lucros, dado que a maioria dos produtores continua a
perder dinheiro. Depois da fase de rápida expansão, o setor do chá de ervas revela um
certo cansaço, devido à falta de inovação industrial e à tendência de reforço da
concentração industrial. A inovação tornou-se a chave estratégica para o
desenvolvimento saudável do setor.
As funções mais básicas para a inovação industrial consistem na melhoria da
estrutura produtiva, como instrumento do desenvolvimento do setor. No entanto,
mudança cega ou inovação puramente individual pode ser negativa tanto para
empresas específicas como para o setor. A implementação da inovação industrial é um
sistema complex que carece de cooperação de governo, setor e empresas. Políticas
orientadoras do governo, estrutura do setor e estratégias das empresas devem ser
consistentes para se alcançar o desenvolvimento do setor do chá de ervas.
Este estudo ilustra o desenvolvimento e a situação atual do setor, identificando,
através do trabalho de campo, alguns obstáculos que limitam o setor do chá de ervas.
Ao mesmo tempo, o foco nas empresas líder e altamente inovadoras permite extrair
lições sobre estratégias de inovação que poderão ser fonte de inspiração para outras
empresas do mesmo setor. Finalmente, combinando uma análise agregada do setor
com observações ao nível micro é possível obter elementos práticos e exteriência
sobre inovação na perspetiva das empresas, do governo e do setor.
O chá de ervas evoluiu de um produto de auto ajuda medicinal para se tornar uma
bebida inovadora, através de melhorias constantes, até atingir um elevado sucesso
comercial. O estudo do processo de inovação do chá de ervas permite extrair lições
para o desenvolvimento da medicina chinesa com implicações práticas tanto para os
utilizadores como para os investidores no setor da saúde.
en
The traditional Chinese medicine has thousands of years’ history. It is the result
of accumulated experience of Chinese people when they are fighting against diseases
and therefore is very important to the prosperity and continuity of the Chinese nation.
The traditional herbal tea belongs to one soup of traditional Chinese medicine which
has hygienic functions. It is made by brewing one or more kinds of medicines. Herbal
tea is just one product originated from the traditional Chinese culture. As one form of
traditional Chinese medicine, herbal has hundreds of years’ development history.
For hundreds of years, herbal tea with regional characteristics has been the folk
medicine form in China. In the 1990s herbal tea is brought into the industrial
production, but there is no breakthrough in the regional limits before 2003. However,
in 2003, Wong Lo Kat changed herbal tea "herbal tea" image into a national beverage
brand rapidly, and scored the overseas market. Herbal tea rapidly become the focus of
public concern, the rapid growth of market sales and huge market space attracted
many followers, many Chinese manufacturing enterprises and beverage production
enterprise quickly into the herbal tea industry.
The herbal tea industry has many brands now. However, only a few leading
enterprises succeed in obtaining profits, as most herbal tea producers still lose money.
After the boom of rapid development, currently herbal tea industry has come to the
tiredness, due to weak industrial innovation, coupled with rising industrial
concentration. Innovation has become the strategic key for the herbal tea industry to
progress healthily.
The most basic functions and purpose of the industrial innovation is to realize
the upgrading of the industrial structure, to promote the industry’s development. Yet
blind change or purely individual innovation may be negative for individual
enterprises and the overall industry. The implementation of industrial innovation is a
complex system, which requires the government, industry, and enterprises to work
together. Guiding government policies, industry structuring and enterprise strategies
should be consistent in order to achieve the development of the herbal tea industry.
This study shows the evolution and situation of the industrial development, and
finds some obstacles hindering herbal tea industry development through the field
investigation. At the same time, by focusing on the leading and highly innovative
herbal tea producers, we learn about the innovation strategy that could inspire other
firms in the same industry. Finally combining the macroscopic background with micro
level findings, it is possible to get some herbal tea industry innovation and practical
experience from the enterprise, government and industry perspectives.
Herbal tea evolved from a private self-help type of health decoction to become an
innovative beverage, through constant innovation, obtaining a huge market success.
Studying the herbal tea innovation process, we also learn about the potential
development of Chinese medicine, with practical significance for both users and
investors in the health industry.