Título
O papel da consultoria de gestão no processo da formulação e implementação da estratégia das PME em Portugal: Estudo de caso
Autor
Costa, Renato Lopes da
Resumo
pt
Muito embora as atividades de consultoria de gestão tenham obtido um considerável
crescimento em termos de significância económica nos últimos anos, estes resultados não têm
sido devidamente acompanhados por um maior número de pesquisas conceptuais e empíricas
nesta área. Por forma a combater a escassez de estudos sobre o trabalho efetivo dos
consultores de gestão, esta tese visa analisar o papel destes profissionais na condução,
reflexão, decisão e ação, “que vai da análise e formulação à implementação e controlo” da
transferência de saberes e práticas organizacionais que são aplicadas pelos consultores de
gestão nas suas PME cliente, realizando todo o enquadramento do estudo numa perspetiva de
análise ligada ao campo de pesquisa da estratégia-como-prática.
Os resultados da análise empírica sob a forma de entrevistas semiestruturadas e questionários
aplicados a consultores de gestão e gestores de PME da grande Lisboa, Douro, Leiria,
Setúbal, Arquipélago da Madeira, Minho, Beira-Alta e Algarve, demonstraram que a
consultoria de gestão assenta sobre uma base de conhecimento intensivo tendo a
aprendizagem como fator chave de desenvolvimento deste mesmo conhecimento, sendo a
competência a abordagem de base no tronco comum de etapas a considerar para o seu
desenvolvimento.
Competitividade, libertação de meios, otimização de processos, conhecimentos, rentabilidade,
novidade, novas experiências e ideias, conhecimento de mercado e de negócio, devem por
isso fazer parte de um modelo cooperativo de coresponsabilidade neste setor, onde confiança,
consistência, continuidade e, ainda um conjunto de relacionamentos, “practices” e “praxis” de
sucesso identificados neste estudo, devem ser tidos em consideração como fatores essenciais
no desenvolvimento de projetos desafiadores, criativos, racionais e catalisadores para a
promoção de uma importante indústria no contexto empresarial mundial.
en
Although the management consultancy activities have had a considerable growth in terms of
economic significance over the last years, these results haven’t been properly monitored by an
increase number of conceptual and empirical research on this subject. By means of fighting
the current lack of studies on the effective management consultant work, this thesis pretends
to analyze the roll these consultants have on this area. For such purpose, their role in leading,
reflecting, deciding and acting upon the knowledge and organizational practices transfer –
“from analysis and formulation to implementation and control” – applied on their SME
customers is put in perspective by this thesis. The resulting goal being to realize all the
framework of the study in an analysis perspective tied to the field of strategy-as-practice
research.
The results of the empirical analysis under the form of structured interviews and
questionnaires, applied to management consultants and SME managers – in such geographical
locations as: the Great Lisbon Area, the cities of Leiria and Setúbal, the Douro, the Madeira’s
Archipelago, the Minho, the Beira-Alta and Algarve regions – demonstrated that the
management consultancy stands upon a intensive knowledge base, with the learning process
as key factor for the development of that same knowledge, being “competence” the common
core of steps to consider in its development, as a ground base approach.
Competitiveness, release of funds, processes’ optimization, know-how, profitability,
innovation, new experiences and ideas, market and business knowledge, are therefore part of
a cooperative model of co-responsibility in this sector. Confidence, consistency, continuity
and also a set of relationships, “practices” and “praxis” of success identified in the study,
should be taken into account as essential factors in the development of defying, creative,
rational and catalytic projects to the promotion of an important industry in the world business
context.