Título
As TIC no ensino profissional
Autor
Sousa, Ana Elisa Carreta de
Resumo
pt
Partindo da constatação que vivemos hoje numa sociedade da informação e do
conhecimento que necessita de mão de obra com formação intermédia capaz de dar resposta
às necessidades do mercado de trabalho na área das TIC, o estudo aqui apresentado
pretendeu verificar de que modo podem os alunos dos cursos profissionais no âmbito das
Tecnologias da Informação e da Comunicação constituir uma resposta adequada.
Para isso, e tendo em conta o reconhecimento da importância das tecnologias, a
escola tornou-se fulcral neste processo enquanto local indicado para a aprendizagem. Nesse
sentido importa verificar de que modo as tecnologias estão a ser integradas no processo de
ensino e aprendizagem dos alunos dos cursos profissionais no âmbito das TIC, para aferir
das competências que efetivamente estes adquirem e se são distintas das dos outros cursos.
Com esse intuito procedeu-se à análise da utilização, apropriação e representação que
os alunos e professores têm das TIC, tanto em contexto escolar como pessoal, através da
aplicação de um inquérito por questionário a 314 alunos e da realização de 32 entrevistas
semi-diretivas aos professores dos cursos no âmbito das TIC em quatro escolas do país.
Os resultados deste trabalho são analisados em diálogo com a revisão da literatura, de
modo a produzir conhecimento atual e a confrontá-lo com o já existente, como é objetivo de
um trabalho científico.
A concluir este trabalho propôs-se um conjunto de pistas para trabalhos futuros numa
área que carece de mais investigação para se encontrar um modelo, que efetivamente resulte
numa utilização das TIC com ganhos educacionais e, consequentemente com ganhos para a sociedade.
en
Realizing that nowadays we live in an information and knowledge-seeking society
that requires skilled labour with intermediate training capable of fulfilling the requirements
of the work market in the field of ICT, the investigation presented aimed to study how
students from vocational courses in the field of Information and Communication Technology
could be a suitable solution.
To this end, and considering the importance of technology, school has become
essential in this process as the appropriate place for learning. In this regard it is essential to
verify how technology is being integrated in the process of teaching and learning of students
from vocational courses in the field of ICT, so as to assess the skills they, in fact, acquire and
if they are different from the skills learnt in other courses.
With this aim, the utilization, appropriation and representation that the students and
teachers have of ICT both in the school as well as private contexts was analysed by applying
a survey that was conducted by using a questionnaire to 314 students and by carrying out 32
semi-directive interviews to vocational course teachers in the field of ICT in four different
schools in the country.
The results of this work are analysed in the light of the literature review, so as to
produce current knowledge and confront it with the existing information, which is the
objective of any scientific investigation.
To conclude this work, some suggestions for future studies were made, in a field
which lacks investigation, so as to find a model that, in fact, leads to the utilization of ICT
with educational benefits and, consequently, with benefits for society.