Teses e dissertações

Doutoramento
Sociologia
Título

As TIC no ensino profissional

Autor
Sousa, Ana Elisa Carreta de
Resumo
pt
Partindo da constatação que vivemos hoje numa sociedade da informação e do conhecimento que necessita de mão de obra com formação intermédia capaz de dar resposta às necessidades do mercado de trabalho na área das TIC, o estudo aqui apresentado pretendeu verificar de que modo podem os alunos dos cursos profissionais no âmbito das Tecnologias da Informação e da Comunicação constituir uma resposta adequada. Para isso, e tendo em conta o reconhecimento da importância das tecnologias, a escola tornou-se fulcral neste processo enquanto local indicado para a aprendizagem. Nesse sentido importa verificar de que modo as tecnologias estão a ser integradas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos cursos profissionais no âmbito das TIC, para aferir das competências que efetivamente estes adquirem e se são distintas das dos outros cursos. Com esse intuito procedeu-se à análise da utilização, apropriação e representação que os alunos e professores têm das TIC, tanto em contexto escolar como pessoal, através da aplicação de um inquérito por questionário a 314 alunos e da realização de 32 entrevistas semi-diretivas aos professores dos cursos no âmbito das TIC em quatro escolas do país. Os resultados deste trabalho são analisados em diálogo com a revisão da literatura, de modo a produzir conhecimento atual e a confrontá-lo com o já existente, como é objetivo de um trabalho científico. A concluir este trabalho propôs-se um conjunto de pistas para trabalhos futuros numa área que carece de mais investigação para se encontrar um modelo, que efetivamente resulte numa utilização das TIC com ganhos educacionais e, consequentemente com ganhos para a sociedade.
en
Realizing that nowadays we live in an information and knowledge-seeking society that requires skilled labour with intermediate training capable of fulfilling the requirements of the work market in the field of ICT, the investigation presented aimed to study how students from vocational courses in the field of Information and Communication Technology could be a suitable solution. To this end, and considering the importance of technology, school has become essential in this process as the appropriate place for learning. In this regard it is essential to verify how technology is being integrated in the process of teaching and learning of students from vocational courses in the field of ICT, so as to assess the skills they, in fact, acquire and if they are different from the skills learnt in other courses. With this aim, the utilization, appropriation and representation that the students and teachers have of ICT both in the school as well as private contexts was analysed by applying a survey that was conducted by using a questionnaire to 314 students and by carrying out 32 semi-directive interviews to vocational course teachers in the field of ICT in four different schools in the country. The results of this work are analysed in the light of the literature review, so as to produce current knowledge and confront it with the existing information, which is the objective of any scientific investigation. To conclude this work, some suggestions for future studies were made, in a field which lacks investigation, so as to find a model that, in fact, leads to the utilization of ICT with educational benefits and, consequently, with benefits for society.

Data

06-mai-2015

Palavras-chave

Representação
Representation
Ensino profissional
Students
TIC
ICT
Teachers
Utilização
Professores
Alunos
Appropriation
Apropriação
Utilization
Vocational Courses

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo