Título
Reflexos da reflexividade mediatizada: os professores do ensino secundário e os rankings escolares
Autor
Melo, Maria Benedita de Lemos Portugal e
Resumo
pt
Procurámos, compreender, nesta investigação, em que medida o jornal Público – media de referência no campo da imprensa escrita portuguesa – poderá potenciar a reflexividade dos actores sociais. Ao detectarmos, através da análise de conteúdo, em que condições e em que termos se produziu a reflexividade escrita sobre os rankings escolares publicada naquele diário, ao longo dos anos 2001, 2002 e 2003, concluímos que este media, por força do efeito de agenda-setting, potencia mas, simultaneamente, condiciona o tipo de reflexividade que mediatiza. Concluímos, também, que os fabricantes de opinião – na sua grande maioria, indivíduos detentores de elevados capitais culturais e sociais - que participaram no mencionado debate veicularam predominantemente uma reflexividade simbólico-ideológica. Constituiu, nossa intenção, por outro lado, compreender os efeitos da publicação destes rankings nas práticas lectivas e organizacionais dos professores do ensino secundário que leccionam o 12º ano de escolaridade. A pesquisa realizada através de inquéritos por questionário permitiu-nos verificar que os docentes perspectivam de modo bastante diferenciado entre si a existência dos rankings escolares. A credibilidade atribuída aos critérios de elaboração dos rankings parece ser a variável mais importante para justificar a variação da importância que lhes é conferida por parte da classe docente. Apesar de alguns professores inquiridos terem revelado que a publicação dos rankings originou, nas suas escolas, a tomada de medidas específicas para se melhorarem os resultados dos exames de 12º ano, os dados obtidos nesta investigação revelam que os efeitos reflexivos dos rankings são mais compósitos e pontuais do que lineares e gerais.
en
In this research, we have tried to understand to what extent the newspaper Público – a reference in the Portuguese written press – can contribute to boost the reflexivity of social actors. The detection, through content analysis, of the conditions and terms under which the written reflexivity regarding the school ranks published by this newspaper between 2001, 2002, and 2003 has been produced, has led us to conclude that this media, due to the agenda-setting effect, contributes to, as well as conditions the type of reflexivity it conveys. We have also concluded that opinion-makers – mostly individuals with high cultural and social capitals – who participated in this debate have predominantly transmitted a symbolical-ideological reflexivity. On the other hand, we also intended to understand the effects of the publication of the school ranks on the teaching and organizational practices of the teachers of secondary schools who lecture the 12th grade. Using a questionnaire, this research has allowed us to verify that the teachers hold rather different perspectives on the existence of school ranks. The credibility attributed to the criteria presiding the elaboration of the ranks appears to be the most important variable to justify variations among the teachers regarding their importance. Despite some teachers having revealed that the ranks’ publication has led their schools to undertake specific measures in order to improve the results of the 12th grade exams, data from this research show that the reflective effects of the school ranks are more composite and intermittent than linear and general.