Título
Professores e conhecimento profissional
Autor
Sousa, Joana Campos de
Resumo
pt
A investigação que se apresenta enquadra-se na problemática do conhecimento profissional dos professores, tendo como pano de fundo a centralidade destes na (discussão sobre a) educação.
Teoricamente, partiu-se da lente que considera os professores enquanto grupo profissional, inscrevendose na discussão do conhecimento profissional dos grupos profissionais, no quadro dos respetivos processos de profissionalização. As questões focaram-se na relação dos professores com o conhecimento profissional, considerando-se os processos de produção, mobilização e circulação, nas diversas esferas profissionais.
Metodologicamente, partiu-se da análise do processo de profissionalização do grupo profissional dos professores em Portugal (análise documental), que enquadrou os estudos seguintes. Um primeiro, qualitativo-intensivo, com 12 professoras de dois AE. Um segundo, quantitativo-extensivo, com inquirição dos docentes de um concelho da AML.
A análise permitiu concluir que a relação com o Estado tem sido sempre marcante no processo de profissionalização deste grupo profissional. Analiticamente, revelou-se a coexistência de tendências de uniformização e de diferenciação do grupo profissional, contrariando a imagem de um grupo profissional homogeneizado.
O conhecimento profissional evidenciou-se como elemento de distintividade do grupo profissional. Embora valorizado, o entendimento dos professores sobre o conhecimento profissional revelou uma razoável indistinção entre componentes. A elaboração de uma tipologia das relações de produção e de consumo de conhecimento profissional permitiu traçar perfis socioprofissionais. Esses perfis parecem configurar a segmentação do grupo profissional dos professores. Concluiu-se que o conhecimento profissional é distintivo de diferentes posições e condições em que os professores se encontram, assim como das conceções e práticas profissionais que desenvolvem.
en
The research presented fits within the problematic framework of teachers' professional knowledge, with their centrality in the (discussion on) education. Theoretically, we started from the perspective that considers teachers as a professional group, within the discussion of the professional knowledge of
professional groups with the framework of their processes of professionalization. The questions focused on the teachers' relationship with professional knowledge, considering its processes of production, mobilization, and circulation across various professional spheres.
Methodologically, we began with the analysis of the professionalization process of the teachers' professional group in Portugal (documentary analysis), framing the subsequent studies. The first was a qualitative-intensive study involving 12 teachers from two educational institutions. The second was a quantitative-extensive study with application of a survey to teachers, in a municipality in the AML.
The analysis led to the conclusion that the relationship with the State has always been significant in the professionalization process of this professional group. Analytically, the coexistence of trends of standardization and differentiation within the professional group was revealed, contradicting the image of a homogenized professional group.
Professional knowledge emerged as a distinctive element of the professional group. Although valued, teachers' understanding of professional knowledge revealed a indistinction between components. The development of a typology of production and consumption relationships of professional knowledge allowed for the delineation of socioprofessional profiles. These profiles seem to configure the segmentation of the teachers' professional group. It was concluded that professional knowledge is distinctive of different positions and conditions in which teachers find themselves, as well as the conceptions and professional practices they develop.