Título
Famílias e novos movimentos religiosos: Trajectória familiar, individualização e identidade espiritual
Autor
Monteiro, Teresa Líbano
Resumo
pt
Na sequência do surgimento de Novos Movimentos Religiosos na sociedade portuguesa
do post 25 de Abril de 74 e numa perspectiva sociológica, pretende-se contribuir para a
abordagem da recomposição das identidades religiosas e espirituais, privilegiando um
olhar que parte da vida e da trajectória familiar dos convertidos. A principal hipótese é a
de que a tendência de individualização que atravessa o campo religioso, em que se
valoriza a procura e a apropriação individual do sentido, pode ser articulada com uma
mesma tendência que atravessa a família contemporânea ocidental, caracterizada por
um processo típico de construção de identidade, ditado pela independência económica,
autonomia e desejo de autenticidade. Pretende-se compreender como se concretiza tal
tendência de individualização na trajectória familiar de Ego, contribuindo para a
recomposição da sua identidade espiritual.
Foram realizadas 40 entrevistas a homens e mulheres, residentes na Grande Lisboa,
pertencentes a quatro grupos: Testemunhas de Jeová, Igreja Universal do Reino de
Deus, Centro Lusitano de Unificação Cultural e movimento Nós Somos Igreja. A
análise qualitativa do material permitiu construir quatro ideais-tipos de identificação
espiritual: uma identificação comunitário-tradicional entre as Testemunhas de Jeová;
uma identificação emocional-comunitária entre as convertidas à Igreja Universal do
Reino de Deus; uma identificação ético-emocional entre os membros do Centro
Lusitano de Unificação Cultural; e finalmente uma identificação de tipo tradicionalético,
entre os membros do Nós Somos Igreja. Esta tipologia foi reveladora de diferentes
graus de individualização.
en
Following the emergence of New Religious Movements in Portuguese society after the
25th of April, 1974, the main aim of this research is to approach the remodelling of
religious and spiritual identities, from a sociological perspective focussing on the path
and life of the converted person’s family. According to the main hypothesis, the
individualization tendency seen across the religious field, in which the individual quest
for and appropriation of religious meaning is valued, may be associated with a similar
tendency in contemporary Western families and its typical identity-construction
process, determined by economic independence, autonomy and the desire for
authenticity. The aim is to achieve a better understanding of the way such an
individualization tendency occurs within the family life course of these individuals,
contributing to the remodelling of their spiritual identity.
The empirical corpus is comprised of 40 in-depth interviews with male and female
residents in the Greater Lisbon area, belonging to four groups: Jehovah’s Witnesses, the
Universal Church of the Kingdom of God, the Portuguese Centre for Cultural
Unification, and the We Are Church movement. The qualitative analysis enabled the
construction of four ideal-types of spiritual identification: a communitarian-traditional
identification among the Jehovah’s Witnesses; an emotional-communitarian
identification among the members of the Universal Church of the Kingdom of God; an
ethical-emotional identification among the members of the Portuguese Centre for
Cultural Unification and, finally, a traditional-ethical identification among the members
of the We Are Church movement. This typology revealed different degrees of
individualization.