Título
Os artistas nas artes de performance e a flexibilização de trajectórias profissionais
Autor
Carvalho, Helena Maria Madureira e Castro Vasques de
Resumo
pt
Na Sociologia da Arte a definição de artista através do seu produto final, ou na
relação com o produto que é a arte, acaba por tomar um lugar primordial em
qualquer análise. A construção do arquétipo e a inserção no meio, a relação da arte
com a sociedade, a perceção do artista enquanto agente primordial ou secundário
nos campos da arte ou da cultura, ou a dependência do seu produto das economias
de mercado e dos paradigmas da arte vigentes cada época, colocam o artista no
centro da discussão como agente irremediavelmente imbricado em todo o processo.
Tornou-se pois importante fazer uma análise do lugar das artes e do artista na
sociedade ocidental, desde os seus primórdios até ao séc. XXI e situar o trabalho
artístico na análise sociológica, num século votado e medido pelas dimensões
profissional e económica. No caso dos artistas de performance, intermediários
necessários ao trabalho dos criadores na formulação corpórea da obra em palco,
deixamos patente a forma como se iniciam nas artes e se organizam, de forma a se
estabelecerem num ponto de intermediação. Na organização interna do mundo
profissional artístico torna-se visível o papel das organizações representativas dos
artistas, essenciais na ponte entre os agentes e a sociedade como baluartes de
defesa de direitos e aquisições. Numa organização interna mais profunda, a
discussão prossegue para o que move os artistas quando escolhem uma carreira
como performers e as implicações que esta disposição estável poderá ter na
sociologia da arte.