Título
Prática de atividade física, bem-estar e resultados escolares em crianças e jovens: Papel do estatuto socioeconómico e da imagem corporal
Autor
Santos, Cristiana Pestana
Resumo
pt
Em Portugal não existe muita investigação sobre o papel da atividade física em crianças e jovens nos resultados escolares e de uma forma mais geral, no seu bem-estar. A literatura internacional tem abordado esta relação, mas com alguns resultados divergentes.
O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre a atividade física o bem-estar, os resultados escolares e as atitudes face à escola, analisando, ainda, o papel moderador do estatuto socioeconómico e mediador da imagem corporal. O estudo foi realizado com um grupo de crianças e jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos, que se encontravam a frequentar o 2.º e 3.º ciclos de uma escola em Lisboa. Os participantes responderam a um questionário, em contexto de sala de aula. As variáveis estudadas foram a atividade física, bem-estar (escala Kidscreen-52), resultados escolares, estatuto socioeconómico, atitudes face à escola (Questionário de Atitudes face à Escola) e imagem corporal (escala de Nove Silhuetas).
Os resultados obtidos mostraram não existir relação entre a prática de atividade física e os resultados escolares e as atitudes face à escola, também não se verificou o papel moderador do estatuto socioeconómico na relação entre a atividade física e o bem-estar. O papel mediador da imagem corporal na relação entre a atividade física e o bem-estar não se confirmou, no entanto, foi possível verificar o seu papel moderador. Na discussão são analisadas, à luz da literatura, possíveis explicações para a não-confirmação das hipóteses avançadas.
en
In Portugal there is not much research on the role of physical activity in children and young people on school results and, more generally, in their well-being, whether physical or psychological. International literature has mentioned this relationship, but with some divergent results.
The present study aimed to investigate the relationship between physical activity, well-being, academic performance and attitudes towards school, analyzing also the moderating role of socio-economic status and the mediator role of body image. The study was conducted with a group of children and young people aged between 10 and 17 years old, who were attending the 2nd and 3rd cycles of a school in Lisbon. Participants answered a questionnaire in the classroom context. The variables were physical activity, wellness (Kidscreen-52 scale), educational attainment, socioeconomic status, attitudes to school (Attitudes Questionnaire face to School) and body image (scale of nine silhouettes).
As a result, there was no relationship between physical activity and academic performance. In addition, the moderating role of socioeconomic status in the relationship between physical activity and well-being wasn’t found either. The mediating role of body image in the relationship between physical activity and well-being was not confirmed, however, it was possible attest its moderating role.
In the discussion are analyzed in the light of literature, possible explanations for the non-confirmation of the hypotheses advanced.