Título
Perceções das crianças em relação ao direito de participação em salas de jardim de infância
Autor
Charrano, Beatriz Fragoso
Resumo
pt
Em Portugal, são poucos os estudos que abordam as ideias das crianças sobre o direito de participação. No presente estudo, de caráter qualitativo, pretendeu-se compreender as ideias das crianças, relativamente ao seu direito de participação em contexto pré-escolar. Participaram neste estudo 336 crianças, sendo que 51.5% eram do sexo feminino e 48.5% eram do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 44 e os 84 meses (M = 63.74, DP = 8.05). Os dados foram recolhidos através de uma entrevista estruturada. Os resultados obtidos, através de uma análise de conteúdo, revelam que as crianças têm perceções positivas das salas caracterizadas pela participação, associando a participação a bem-estar e a emoções positivas, enquanto revelam perceções negativas das salas em que não há participação. Relativamente às salas descritas como sendo de participação, os participantes afirmam que as crianças se vão sentir melhor, divertir e gostar mais da sala, nomeadamente por terem oportunidades para escolher. A sala de não participação é mais associada à aprendizagem. As crianças assumem que a sala e a educadora mais parecidas com as suas são aquelas que são descritas na narrativa de participação. Os resultados obtidos revelaram, ainda, que o brincar é a atividade preferida da criança. O principal contributo deste estudo é que, através das perspetivas das crianças, foi possível compreender que as crianças percebem, de facto, as diferenças entre salas descritas como sendo de participação e de não participação.
en
In Portugal, there are few studies addressing children's ideas about the right to participate. This qualitative study aimed to understand children's ideas regarding their right to participate in preschool contexts. In total, 336 children participated in this study (51.5% girls), aged between 44 and 84 months (M = 63.74, SD = 8.05). Data were collected through a structured interview. The results obtained through content analysis suggest that children have positive perceptions of the classrooms characterized by participation, relating participation to well-being and positive emotions, while revealing negative perceptions of the classrooms caracterized by lack of participation. Participants considered that children would feel better, enjoy, and have more fun in participation classrooms, namely because they had opportunities to choose. The non-participation classroom is more associated with learning. Children reported that the classroom and the ECE teacher more similar to theirs were those described in the narrative of participation. The results also revealed that playing is children's favorite activity. The main contribution of this study was that, through children's perspectives, it was possible to understand that children perceive, in fact, differences between participation and non-participation classrooms.