Título
Social networking in nonprofit organizations: the case of Amnesty International Portugal
Autor
Galelo, João
Resumo
pt
Num mundo em que a propagação da informação se dá mais rápido que nunca, desastres
decorrentes de fenómenos naturais ou atrocidades cometidas sobre os direitos
fundamentais do Homem (ou mesmo sobre a sustentabilidade do nosso planeta)
pertencem cada vez mais ao nosso quotidiano, ocorram ou não perto de nós. As
organizações não governamentais têm assim um papel preponderante, seguindo os seus
ideais e procurando motivar as pessoas a ajudá-las nas suas campanhas.
No entanto, é nesse mesmo mundo que o termo “crise” se instalou de vez, que a
competitividade é global, e a descrença no meio empresarial ganha proporções cada vez
maiores. É por isso urgente para as organizações não governamentais compreender a
conjuntura de modo a usar todas as ferramentas hoje disponíveis de modo a
permanecerem relevantes, credíveis e eficientes.
É aqui que o marketing, e nomeadamente as novas tendências que vão surgindo, podem
(e devem) intervir. O marketing para fins não lucrativos, com todas as suas
especificidades, tem propriedades únicas que fazem dele uma ciência distinta, mas que
nem sempre é devidamente reconhecida, compreendida e utilizada de modo correto.
A missão deste trabalho é sensibilizar para a importância de práticas de marketing
corretas no seio de ONGs, dando linhas de orientação pelos caminhos do marketing
social e englobando novas tendências, concretizando no exemplo da secção portuguesa
da Amnistia Internacional.
en
In a world in which the information is spread faster than ever, natural disasters,
atrocities on fundamental human rights or even on the sustainability of our planet
occupy a big part of our daily lives whether they occur next to us or not. NGOs thus
have an overriding role, following their ideals and motivating people to joining them on
their campaigns.
That is however the same world in which the term “crisis” has come to stay, in which
the competition became global, and in which the credibility towards business has
reached historical lows. Is then urgent for NGOs to understand this framework, using all
new tools available in order to remain relevant, reliable, and efficient.
Marketing and its new trends can (and must) intercede here. Nonprofit business requires
specific marketing strategies with their unique characteristics, making social business a
distinct science that is often misinterpreted.
This research aims to sensitize to the use of appropriate marketing practices in NGOs,
providing guiding lines through social marketing practices and embracing new trends in
marketing, concretizing in practical notes with the collaboration of the Portuguese
section of Amnesty International.