Teses e dissertações

Doutoramento
Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos
Título

Lugares de fractura: A auto-reflexividade na ficção artística

Autor
Cavaco, Maria José Berquó de Aguiar Rodrigues
Resumo
pt
Tese teórico-artística decorrente de uma prática de projecto incidente na dimensão crítica da auto-reflexividade na ficção. Fazendo convergir as duas vertentes da tese, baliza-se a investigação na articulação dos conceitos de ficção, auto-reflexividade e fractura, com os de moldura e lugar. A auto-reflexividade é concebida como a interiorização de um exterior que configura o conceito de ‘dobra’ em Gilles Deleuze; a fractura é concebida como a abertura da crise que um exterior exerce num interior, ao ser interiorizado; a moldura é concebida como o espaçamento que funciona como parergon, identificando-se alternadamente com cada um dos termos que distingue e une; finalmente o lugar aparece com um evento transformador, em que se unem em relação diacrítica espaço e tempo, enquanto um corpo vivo interage com o que o envolve. O nexo entre estes conceitos apresenta o fundamento operatório da ficção: a duplicidade entre interior e exterior como possibilidade de caracterização, envolvendo uma transformação. Esta transformação gera-se com a moldura/espaçamento como dispositivo; com a fractura como possibilidade; e com a união de espaço e tempo como condição. Com este fundamento, a ficção delineia-se como uma contínua construção e produção de conhecimento. A hipótese de que a auto-reflexividade num trabalho artístico fundado numa dimensão ficcional produz criticamente lugares delimitando um espaço crítico apresenta-se como estratégia para a articulação de conceitos que expõe as circunstâncias, os dispositivos e os factores que anunciam, justificam e expressam os contornos do conceito de ficção a partir do seu fundamento operatório.
en
The dissertation addresses the nexus between theoretical knowledge and artistic practice at the basis of a body of work grounded in the critical scope of self-reflexivity in fiction. The two main strands converge as the research moves towards the articulation of the concepts of fiction, self-reflexivity, and fracture, with those of frame and place. Self-reflexivity is conceived as Gilles Deleuze’s ‘fold’, i.e. the internalization of an outside; fracture is conceived as the opening of a crisis that the outside forces upon the interior as it gets internalized; the frame is conceived as spacing, functioning as parergon, alternately identifying with each of the elements that it unites and distinguishes; finally, place is seen as a transforming event in which time and space connect in a diacritical relation while a living body interacts with its surroundings. The link between these concepts presents the foundation of fiction from an operative stance: the polarity inside/outside as a possibility of characterization through a transformation. Such transformation occurs via spacing as device, fracture as possibility, and the union of space and time as precondition. From this stance, fiction emerges as an ongoing process of producing knowledge. The starting hypothesis – that self-reflexivity in artistic works rooted in fiction engenders the production of places while it circumscribes a critical space – strategically triggers the articulation of concepts that displays the circumstances, the devices and the preconditions that foreshadow, explain and convey the operative foundation of the concept of fiction.1

Data

28-jul-2017

Palavras-chave

Portugal
Ficção
Fiction
Place
Frame
Lugares arquitectónicos
Espaço artístico
Self-reflexivity
Fracture
Arquitetura -- Architecture

Acesso

Acesso livre

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