Título
Estratégias de comunicação e tecnologia para o sucesso de novos negócios nas indústrias criativas: dois estudos de caso
Autor
Salvador, Ana Catarina Macedo
Resumo
pt
As Indústrias Culturais e Criativas (ICC) têm um papel cada vez mais importante na economia e na
afirmação identitária dos países, ao mesmo tempo que diversos setores de atividade beneficiam do
potencial de inovação e de criatividade destas indústrias – daí que se fale de uma economia criativa. A
globalização, a evolução tecnológica e a revolução comunicacional não só potenciam o crescimento
deste setor como modificam a forma de se iniciar e conduzir negócios criativos. Os novos negócios
que surgem neste contexto, pelo emprego que criam para uma população jovem e com elevadas
qualificações, pelas parcerias intersetoriais que desenvolvem com áreas como o Turismo ou as
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pelo contributo que dão na construção da imagem
de cidades e países, constituem um valioso ativo nacional. Utilizando como casos de estudo duas
marcas paradigmáticas disso mesmo – a Lisbonlovers, marca de merchandising de Lisboa e a
Lipscani, marca de malas e acessórios 100% handcrafted in Portugal – procurarei compreender em
que medida as estratégias de comunicação e tecnologia influenciaram o sucesso destes novos negócios
nas Indústrias Criativas. Este estudo apresentará o modelo de negócio das duas marcas, utilizando a
configuração conhecida por Canvas, e analisará a comunicação das marcas em ambiente digital,
veiculada nos seus sites, páginas nas redes sociais online (Facebook e Instagram), e através de ações
de crowdfunding e crowdsourcing.
en
The Cultural and Creative Industries have an increasingly important role within countries’ economy
and self-affirmation, enabling several activity sectors to benefit from their creativity and innovation
potential – hence one speaks of creative economy. The globalisation, the technology development and
the communicational revolution not only enhance the sector's growth, but also modify the way one
launches creative businesses and make them thrive. The new businesses that arise in this context
constitute a valuable national asset – since they create employment for a young and high-qualified
population, develop cross-sector partnerships with Tourism and Information and Communication
Technologies (ICT) fields and contribute to the image construction of countries and cities. Using two
paradigmatic brands of this trend as study cases – the Lisbon merchandising brand, Lisbonlovers, and
the handcrafted in Portugal accessories and handbags brand, Lipscani – I seek to understand the extent
to which communication and technology strategies have influenced the success of these new Creative
Industries’ businesses. This study will introduce both brands business models, using the configuration
known as Canvas, and will examine the brands communication in digital environment, as conveyed in
their websites, brand pages in online social networks (Facebook and Instagram) and
through crowdsourcing and crowdfunding campaigns.