Título
A comunicação digital e a sua eficácia: o caso do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, do Museu Benfica – Cosme Damião, do Museu de Lisboa e do Museu Nacional do azulejo
Autor
Gomes, Mariana Martins Pedrosa
Resumo
pt
Na presente dissertação, é explorado o conceito de “comunicação digital” no contexto das instituições museológicas com o objetivo de tentar compreender quais as condições necessárias para que o planeamento e gestão das redes sociais de um museu possa ser executado com sucesso. Embora a dissertação se vá focar em quatro museus de Lisboa, foram reunidos os dados referentes à redes sociais de todos os museus da cidade de forma a criar um panorama museológico. Os museus estudados são o MAAT – Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia, o Museu Benfica – Cosme Damião, o Museu de Lisboa e o Museu Nacional do Azulejo, tendo em conta que cada museu tem características diferentes (as tutelas e as próprias temáticas). Através de entrevistas aos responsáveis de três museus e ao cruzamento de estudos de outros autores, foi possível concluir quais as estratégias e condições que devem ser reunidas para que as redes sociais funcionem como extensões online do museu físico.
en
In this dissertation is explored the “digital communication” concept within the contexto of museological institutions and with the objective of trying to understand what conditions are necessary for the planning and management of a museum's social networks to be carried out successfully. Although the dissertation will focus on four museums located in Lisbon, were gathered data relating to the social networks of all museums in the city in order to create a museological panorama. The museums in focus are the MAAT – Museum of Art, Architecture and Technology, the Benfica Museum – Cosme Damião, the Museu de Lisboa and The National Azulejo Museum, taking into account that each museum has different characteristics (the tutelage and the themes). Through interviews with the heads of three museums and the crossing of studies by other authors, it was possible to conclude which strategies and conditions must be necessary so that social networks function as online extensions of the physical museum.