Título
O impacto da rede social pessoal de adolescentes nos comportamentos pró-sociais e antissociais
Autor
Grilo, João António Moreira
Resumo
pt
A rede social é um conceito que descreve a rede de relações de um adolescente, sendo
importante para compreender o seu desenvolvimento. As oportunidades que nela existem
poderão permitir o desenvolvimento de tendências pró-sociais ou prevenir potenciais
fatores de risco, como a incidência de comportamentos antissociais.
Esta investigação procura compreender se o tamanho, distribuição e orientação das redes
sociais, a par de algumas características de cariz sociodemográfico como sexo, idade e
origem geográfica, influenciam o comportamento pró-social e o comportamento antissocial.
Para realizar este estudo, contou-se com a participação de 276 alunos de escolas
portuguesas de dois meios: um meio mais citadino e urbano (3 escolas da Grande Lisboa) e
um meio mais rural (15 escolas dos Açores). A proporção de participantes foi exatamente
igual no que diz respeito aos dois meios em termos de sexo e idade dos participantes.
A análise dos resultados do estudo mostrou que os adolescentes naturais de meios
urbanos têm comportamentos pró-sociais mais frequentes, bem como que os adolescentes
dos mesmos meios têm também maior incidência de comportamentos antissociais. Os
participantes do sexo masculino e com redes com orientação focada nas amizades denotam,
também, valores mais altos de comportamento antissocial.
en
Social network is a concept used to describe the structure of the adolescent’s
relationships. It is, therefore, an important notion to understand the adolescent’s
development. The opportunities created by social networks may enable the development of
prosocial behaviors or the prevention of risk factors such as the incidence of antisocial
behaviors.
This research seeks to understand which features of social networks influence these two
lines of behavior, in relation to its size, distribution and orientation, along with some
sociodemographic characteristics such as gender, age and geographical origin.
To conduct this study, 276 students of Portuguese schools from two different origins were
included, divided by two groups: one from urban areas (3 schools from Lisbon) and another
one from more rural areas (15 schools from Azores). The ratio is equally divided, referring
to the two origins.
The results show that the participants from urban areas have more frequent prosocial
behavior; the participants coming from the same areas also have a bigger incidence of
antisocial behavior. Results depict that male participants, as well as participants with a
greater focus of their social networks on friendships, also show higher incidence of
antisocial behaviors.