Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Comunitária e Protecção de Menores
Título

Impacto das redes sociais de adolescentes na autorregulação comportamental, cognitiva e emocional

Autor
Pereira, Maria Filomena Brito Vicente
Resumo
pt
A rede pessoal e social envolve todas as relações que o indivíduo tem como significativas e que diferem da massa anónima da sociedade. Quando se fala em rede pessoal e social dos adolescentes, temos de ter em conta que ela é um sistema aberto e recíproco, em permanente transformação, de modo a responder às necessidades do sujeito. Em Portugal, poucos estudos foram realizados para caracterizar os impactos das redes sociais dos adolescentes. Nesse sentido, o presente trabalho pretender oferecer um contributo para a investigação ao caracterizar o impacto que as variáveis sociodemográficas (sexo, idade e origem geográfica) e as variáveis de rede social (tamanho, distribuição e orientação) têm em adolescentes portugueses, ao nível da sua autorregulação comportamental, cognitiva e emocional/afetiva. O estudo envolveu 276 adolescentes, dos quais 144 do sexo feminino (52.2%), de escolas de meios urbanos da Grande Lisboa e em escolas de meios rurais da Região Autónoma dos Açores, com idades compreendidas entre os 12 e 15 anos, respetivamente (M = 12.65; DP =.91). Os resultados obtidos comprovam que a variável sexo influencia a autorregulação comportamental, já que os participantes masculinos apresentam menor autorregulação comportamental. Do ponto de vista das variáveis de rede, o tamanho da rede influencia significativamente a autorregulação comportamental, sendo que os participantes com uma rede pequena/média têm uma maior autorregulação a este nível. Para a autorregulação emocional os participantes mais velhos e do sexo masculino, com redes sociais orientadas para as amizades, apresentam uma menor autorregulação emocional/afetiva.
en
The personal and social network involves the significant relationships of the individual that make him or her different from the anonymous mass society. When we speak about the adolescents’ personal and social networks, we must take into account that it is an open and reciprocal system, constantly changing to meet the needs of the subject. In Portugal, there are few studies to characterize the social networks of adolescents and their impacts. In this sense, this work aims to contribute towards the research to characterize the impact of socio-demographic and social network (size, distribution and orientation) on Portuguese adolescents’ behavioral self-regulation, cognitive and emotional / affective and bridge this gap. We studied 276 adolescents, 144 of them female (52.2%) from schools in urban areas with an Educational Priority Intervention in Lisbon and rural schools in the Azores, the ages ranged from 12 to 15 (M = 12.65, SD = .91). The results show that the gender influences the behavioral self-regulation. The male participants have a lower behavioral self-regulation. In terms of network variables, the size of the network significantly influences the behavioral self-regulation. Participants with a small/medium-sized network have a higher level of self-regulation. In terms of emotional/affective self regulation older male participants with social network oriented friendships have a lower emotional / affective self-regulation. This study paves the path for broader and more comprehensive studies.

Data

20-mar-2017

Palavras-chave

Escola
Network
Adolescência
Emoção
Rede
Adolescents
Psicologia comunitária
Pessoa
Self-regulation
Personal
Autorregulação
Análise comportamental
Análise cognitiva

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo