Título
Impacto das redes sociais de adolescentes na autorregulação comportamental, cognitiva e emocional
Autor
Pereira, Maria Filomena Brito Vicente
Resumo
pt
A rede pessoal e social envolve todas as relações que o indivíduo tem como significativas
e que diferem da massa anónima da sociedade. Quando se fala em rede pessoal e social
dos adolescentes, temos de ter em conta que ela é um sistema aberto e recíproco, em
permanente transformação, de modo a responder às necessidades do sujeito.
Em Portugal, poucos estudos foram realizados para caracterizar os impactos das redes
sociais dos adolescentes. Nesse sentido, o presente trabalho pretender oferecer um
contributo para a investigação ao caracterizar o impacto que as variáveis
sociodemográficas (sexo, idade e origem geográfica) e as variáveis de rede social
(tamanho, distribuição e orientação) têm em adolescentes portugueses, ao nível da sua
autorregulação comportamental, cognitiva e emocional/afetiva.
O estudo envolveu 276 adolescentes, dos quais 144 do sexo feminino (52.2%), de escolas
de meios urbanos da Grande Lisboa e em escolas de meios rurais da Região Autónoma
dos Açores, com idades compreendidas entre os 12 e 15 anos, respetivamente (M = 12.65;
DP =.91). Os resultados obtidos comprovam que a variável sexo influencia a
autorregulação comportamental, já que os participantes masculinos apresentam menor
autorregulação comportamental. Do ponto de vista das variáveis de rede, o tamanho da
rede influencia significativamente a autorregulação comportamental, sendo que os
participantes com uma rede pequena/média têm uma maior autorregulação a este nível.
Para a autorregulação emocional os participantes mais velhos e do sexo masculino, com
redes sociais orientadas para as amizades, apresentam uma menor autorregulação
emocional/afetiva.
en
The personal and social network involves the significant relationships of the individual
that make him or her different from the anonymous mass society. When we speak about
the adolescents’ personal and social networks, we must take into account that it is an
open and reciprocal system, constantly changing to meet the needs of the subject.
In Portugal, there are few studies to characterize the social networks of adolescents and
their impacts. In this sense, this work aims to contribute towards the research to
characterize the impact of socio-demographic and social network (size, distribution and
orientation) on Portuguese adolescents’ behavioral self-regulation, cognitive and
emotional / affective and bridge this gap.
We studied 276 adolescents, 144 of them female (52.2%) from schools in urban areas
with an Educational Priority Intervention in Lisbon and rural schools in the Azores, the
ages ranged from 12 to 15 (M = 12.65, SD = .91). The results show that the gender
influences the behavioral self-regulation. The male participants have a lower behavioral
self-regulation. In terms of network variables, the size of the network significantly
influences the behavioral self-regulation. Participants with a small/medium-sized
network have a higher level of self-regulation. In terms of emotional/affective self
regulation older male participants with social network oriented friendships have a lower
emotional / affective self-regulation. This study paves the path for broader and more
comprehensive studies.