Título
Os alunos: de onde vêm, o que trazem e o que fazem: o caso da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Autor
Oliveira, Sandrina Espiridião de
Resumo
pt
A presente dissertação, realizada no âmbito do Mestrado em Educação e Sociedade, partiu da seguinte questão: Os alunos que beneficiaram de maior carga horária das disciplinas técnico artísticas – provenientes das Escolas Artísticas Especializadas de Artes Visuais, apresentam maior sucesso no 1º ano da universidade, que os alunos que vêm de outras escolas secundárias e profissionais de cursos de Artes Visuais e de outros?
Apresenta uma breve história do ensino das artes visuais em Portugal e um enquadramento teórico enfocado nas relações entre tempos escolares e aquisição de competências técnico-artísticas e nos estudos acerca dos factores de sucesso no ensino superior. Efectua uma comparação entre a oferta formativa dos Cursos Científico-Humanístico de Artes Visuais e das Escolas Artísticas Especializadas de Artes Visuais.
Como forma de dar resposta à questão de partida, apresenta um estudo de caso realizado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, que integra entrevistas a professores e inquéritos por questionários a alunos do 1º ano. Os dados foram analisados e cruzados de forma a tentar compreender as correlações existentes entre os resultados dos alunos de 1º ano dos cursos da FBAUL e a sua formação escolar precedente (E.A.E.A.V. ou C.C.H.A.V.) articulando ainda as características sociodemográficas.
Os resultados obtidos neste estudo conduzem à necessidade de outros estudos, por revelarem um conjunto de discrepâncias em relação ao concluído pelos especialistas nacionais e internacionais.
en
This dissertation, written within the scope of the Master’s Degree in Education and Society, was developed around the following question: do the students that benefited of more schooling time of the technical-artistic subjects – from the Specialized Artistic Schools of Visual Arts -, are more successful in the first year of the University than the students that come from different art schools and curriculums?
It presents a brief history of the education of visual arts in Portugal and a theoretical framework focused on the relationships between learning time and acquisition of technical-artistic skills and the studies regarding success factors in Universities. It draws a comparison between the formative offer of the Scientific- Humanistic Courses of Visual Arts and the Specialized Artistic Schools of Visual Arts.
To answer the initial question, it is presented a case study, carried out in the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon (FBAUL), which integrates interviews to teachers and inquiries to students of the first year. The collected data was analyzed and crossed to understand the relationship between the results of the first year students of FBAUL and their previous scholar paths, articulated with their sociodemographic characteristics.
The results drawn from this case study lead to the necessity of other studies, for it reveals discrepancies in relation with what was concluded by national and international specialists.