Título
Ativos intangíveis e a valorização empresarial: uma abordagem à avaliação da marca MOBI.E
Autor
Esteves, Adriana Silva Fernandes
Resumo
pt
A evolução do modelo de desenvolvimento económico, no qual os planos do conhecimento e
inovação se intersetam com as atividades económicas e empresariais, fez emergir uma nova
dinâmica económica em que os ativos intangíveis surgem com um papel preponderante para a
competitividade e valor de mercado das empresas. Sendo que estes novos ativos decorrem na
sua maioria de investimentos avultados e encerram em si próprios a possibilidade de futuros
benefícios económicos, urge a necessidade da sua proteção por direitos de propriedade
industrial, a fim de evitar a sua utilização e usufruto por parte de terceiros. Ao nível empresarial,
todos os ativos, tangíveis e intangíveis, são geridos dentro de uma estratégia de crescimento
económico da empresa, neste sentido e como referia Peter Drucker “If you can’t measure it,
you can´t manage it” sendo assim, torna-se crucial a avaliação de ativos intangíveis. Os ativos
intangíveis têm um valor social, tecnológico e estratégico intrínseco, contudo o seu valor
económico está profundamente dependente de fatores externos de mercado pelo que parte da
sua difícil mensuração advém do elevado risco associado ao seu potencial benefício. A
metodologia Royalty Relief combina (i) informação de mercado, através da análise de acordos
de licenciamento realizados com ativos considerados semelhantes dos quais é retirado o valor
da taxa de royalty a aplicar, e (ii) a realidade empresarial da empresa que detém o ativo em
avaliação, através das projeções dos resultados operacionais decorrentes da utilização do ativo.
De acordo com esta metodologia, aos resultados operacionais é aplica a taxa de royalty
determinada anteriormente, encontrando-se assim os royalties anuais poupados e que, depois
de atualizados a uma taxa de desconto também ela reflexo dos dados financeiros da empresa,
refletem o valor económico do ativo intangível. O conhecimento sobre esta metodologia não é
muito abundante em estudos académicos pois dependente do acesso a bases de dados
privadas cujo uso mais comum é para fins profissionais. Nesta dissertação implementa-se
esta abordagem para o caso da marca MOBI.E, uma iniciativa de mobilidade sustentável.
en
Contemporary economic modes of development increasingly stress intangible assets as a factor
of competitiveness and key variable for estimating companies’ economic value. The
appropriation of economic benefits is contingent on the strength of protection and the existence
of intellectual property rights. Valuation is therefore essential or, as Peter Drucker put it, “If
you can’t measure it, you can´t manage it”. Intangible assets have a variety of values, such as
social, technological, strategic and economic value, which make quantification hard. The
Royalty Relief methodology combines (i) market information, using licencing agreements on
similar assets, and (ii) the forward projection of revenue stemming from the operations based
on the asset. According to this approach the value of the asset is set to the total amount of costs
that are not paid by the company that actually owns the asset. This methodology is still not well
known in academic circles since it depends upon proprietary databases, which are more
available for professional purposes. This dissertation implements the approach for a Portuguese
innovative venture on sustainable mobility, the MOBI.E case.