Título
Gestão da inovação : implementação de novos serviços na alavancagem de serviços tradicionais
Autor
Sousa, Isidro Costa Batista de
Resumo
pt
Mailtec Comunicação, uma empresa do grupo CTT, lidera há mais de 20 anos o mercado de produção de correio e a sua principal atividade consiste em transformar a informação dos seus clientes em documentos que são na sua maioria impressos de forma massiva, envelopados e entregues para a distribuição postal, essencialmente para a rede dos CTT – Correios de Portugal.
Com o acentuado crescimento e democratização da internet nos últimos anos, a correspondência escrita tem dado lugar a novas formas de comunicação entre as empresas e os seus cliente, sendo elas o e-mail, websites com áreas de clientes, redes sociais, etc.; com evidentes impactos na atividade da Mailtec Comunicação e dos CTT.
De forma a crescer organicamente, invertendo ou minorando a situação atual sem canibalizar o serviço tradicional e core, torna-se fundamental uma aposta da Mailtec Comunicação na inovação e no desenvolvimento de novos serviços que perspetive a entrada de novos clientes, sem acréscimo significativo de investimento em capital ou recursos físicos e utilizando a infraestrutura tecnológica da empresa.
O objetivo desta tese é analisar as práticas da gestão da inovação na Mailtec Comunicação, apresentar linhas orientadoras para a sua melhoria e, através de um conjunto de técnicas utilizadas no desenvolvimento de novos produtos e serviços, propor um serviço inovador a ser implementado para ultrapassar este desafio
en
Mailtec Comunicação, a CTT Group company, leads the Printing & Finishing market in Portugal - mass printing of transactional documents - for more than 20 years. Transforming data into documents, printing them massively, enveloping them and send them to the postal delivery are the main activities of Mailtec Comunicação.
With the strong growth and democratization of the Internet in recent years, postal mail has been mostly replaced by new forms of communication between companies and their customers, such as e-mail, websites with customer areas, social networks, etc.; with obvious impacts on Mailtec Comunicação.
In order to grow organically, reversing or mitigating the current situation without cannibalizing the traditional and core service, it is important to focus on innovation and on the new services development to bring new customers, without significant investments and using the existent company’s technological infrastructure.
This thesis aims to analyze the practices of innovation management in Mailtec Comunicação, present guidelines to improve these practices and, through a set of techniques used in the new product and service development, propose an innovative service to be implemented in order to overcome this challenge.