Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

StarOptic: business plan

Autor
Januário, Ricardo Daniel Martins
Resumo
pt
Na economia existem muitas formas de negócio possíveis, desde que seja gerido de forma responsável, sendo crucial a fundamentação e valorização dos primeiros passos. A preparação de um Business Plan deve constituir um dos primeiros passos na construção de um negócio de sucesso, constituindo como benefício a apresentação de uma empresa, de uma ideia, de um projeto ou de um negócio e devendo ser claro, bem estruturado e que permita uma visão geral do negócio. Para a concretização de um processo de planeamento eficiente, todas as decisões tomadas dentro da organização, têm de estar coordenadas entre todos os departamentos envolvidos. A solução passa por desenvolver uma estrutura na qual os diferentes departamentos (produção, distribuição, vendas) estão alinhados de acordo com os objetivos definidos. Com um Business Plan integrado sólido, todos os departamentos são influenciados de alguma forma, e quando é necessária alguma alteração, todos podem reagir, redefinir procedimentos ou objetivos, comunicar e apresentar o negócio de forma rápida e eficiente. Este projeto pretende estudar a viabilidade de um investimento de uma nova empresa com atividade de ótica e produtos oftalmológicos tendo como objetivo principal contribuir para a tomada de decisão sobre a criação do negócio. O estudo de viabilidade económico-financeira deste projeto incluiu o estudo de diversos indicadores que servem de base e apoio aos critérios de decisão e de rendibilidade, nomeadamente, o VAL e a TIR. Após a análise de todos os rendimentos e gastos previsionais, permitindo o cálculo de free-cash-flows, concluiu-se sobre a viabilidade e aceitação do projeto analisado.
en
In the economy there are many diferente possibilities of constituting new businesses, as long as they are managed in a responsable way, being crucial the value and fundamentation of the first new steps. A Business Plan should be part of the first steps of a new company, being a benefit and presenting the new business and its intend in na easy and simple way. For the concretion of an eficiente business plan, every decisions must be coordinated in every departments envolved. With na integrated and solid business plan, every department are influeced in some way, and when its necessary, they will react and redefine procedures or objetives in a fast and eficiente manner. The presente study presents a project of creation of a new company with optical activity and ofthalmological products. The economic-financial viability study included the presentation of several indicators wich support the decision criteriums in terms of return, namely, Net Present Value (NPV) and Internal Rate of Return (IRR). After the analysis of all incomes and provisional expenses, allowing the computation of free-cash-flows, we are able to conclude about the viability and acceptance of the project here analyzed.

Data

25-mai-2017

Palavras-chave

Plano de negócio
Business plan
Gestão empresarial
Optical market
Viabilidade económica
Indústria ótica
Critério de avaliação
Study of economic-financial viability
Return decision criteriums

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo