Título
StarOptic: business plan
Autor
Januário, Ricardo Daniel Martins
Resumo
pt
Na economia existem muitas formas de negócio possíveis, desde que seja gerido de forma
responsável, sendo crucial a fundamentação e valorização dos primeiros passos. A preparação
de um Business Plan deve constituir um dos primeiros passos na construção de um negócio de
sucesso, constituindo como benefício a apresentação de uma empresa, de uma ideia, de um
projeto ou de um negócio e devendo ser claro, bem estruturado e que permita uma visão geral
do negócio. Para a concretização de um processo de planeamento eficiente, todas as decisões
tomadas dentro da organização, têm de estar coordenadas entre todos os departamentos
envolvidos. A solução passa por desenvolver uma estrutura na qual os diferentes departamentos
(produção, distribuição, vendas) estão alinhados de acordo com os objetivos definidos. Com
um Business Plan integrado sólido, todos os departamentos são influenciados de alguma forma,
e quando é necessária alguma alteração, todos podem reagir, redefinir procedimentos ou
objetivos, comunicar e apresentar o negócio de forma rápida e eficiente.
Este projeto pretende estudar a viabilidade de um investimento de uma nova empresa com
atividade de ótica e produtos oftalmológicos tendo como objetivo principal contribuir para a
tomada de decisão sobre a criação do negócio.
O estudo de viabilidade económico-financeira deste projeto incluiu o estudo de diversos
indicadores que servem de base e apoio aos critérios de decisão e de rendibilidade,
nomeadamente, o VAL e a TIR. Após a análise de todos os rendimentos e gastos previsionais,
permitindo o cálculo de free-cash-flows, concluiu-se sobre a viabilidade e aceitação do projeto
analisado.
en
In the economy there are many diferente possibilities of constituting new businesses, as long as
they are managed in a responsable way, being crucial the value and fundamentation of the first
new steps. A Business Plan should be part of the first steps of a new company, being a benefit
and presenting the new business and its intend in na easy and simple way. For the concretion
of an eficiente business plan, every decisions must be coordinated in every departments
envolved. With na integrated and solid business plan, every department are influeced in some
way, and when its necessary, they will react and redefine procedures or objetives in a fast and
eficiente manner.
The presente study presents a project of creation of a new company with optical activity and
ofthalmological products. The economic-financial viability study included the presentation of
several indicators wich support the decision criteriums in terms of return, namely, Net Present
Value (NPV) and Internal Rate of Return (IRR). After the analysis of all incomes and
provisional expenses, allowing the computation of free-cash-flows, we are able to conclude
about the viability and acceptance of the project here analyzed.