Título
Territorial marketing: attracting FDI for the tourism sector in the west region of Portugal
Autor
Santos, Catarina da Silva
Resumo
pt
O principal objetivo deste projeto prende-se com o desenvolvimento de uma
estratégia de marketing para posicionar o turismo na região Oeste de Portugal como um
sector de Investimento Direto Estrangeiro. Para atingir o objetivo pretendido, foi
desenvolvido um quadro conceptual baseado essencialmente no modelo de Strategic Market
Planning of Places de Kotler et al. (1993), mas também com contributos da obra de Kotler
et al. (2004).
Neste contexto, foram desenvolvidos dois guiões de entrevista para aplicar a atores
de marketing do setor público e do setor privado. A aplicação destes guiões permitiu recolher
contributos, em relação aos diferentes elementos do modelo escolhido e utilizado e assim
formular a estratégia. Os guiões de entrevista foram aplicados a quatro representantes de
entidades públicas e quatro de entidades privadas, nos diferentes municípios da região.
Foi possível avaliar e analisar as diferentes perspetivas entre os diferentes atores de
marketing, do setor público e privado. Os contributos recolhidos permitiram também
desenvolver a visão, estabelecer um conjunto de objetivos estratégicos e formular linhas
estratégicas de atuação para a região. Um fator de diferenciação foi também identificado: o
Mar, e a economia envolvente. Este foi identificado como o tópico central para promover a
região entre os grupos-alvo a atrair. Foi possível concluir que existem várias oportunidades
de investimento na região e a promoção das mesmas para os mercados externos, deve focarse no Mar, enquanto vantagem competitiva em relação à concorrência.
en
The main objective of this project is to develop a marketing strategy to position
tourism in the West region of Portugal as a Foreign Direct Investment sector. In this project
and to achieve the desired goal, it was developed a conceptual framework based mainly on
the Strategic Market Planning of Places of Kotler et al. (1993) and having inputs from Kotler
et al. (2004).
In this context, it was developed an interview guide for public and private sector
marketing actors, which allowed to collect inputs concerning the different elements of the
chosen model and to formulate the strategy. The interview was applied to four stakeholders
from public entities, and four stakeholders which represented private entities, in different
municipalities of the region.
It was possible to evaluate the different perspectives between different actors. The
collected inputs allowed also to develop a vision and set strategic objectives and formulate
strategic lines of action for the region. A differentiation factor was identified: The Sea and
the surrounding economy. This was identified as the central topic to promote the region
between the target markets to attract. It was possible to conclude that there are a lot of
opportunities for investment in the region, and the promotion of it in the external markets,
should focus on the Sea, as the value edge of the region against its competitors.