Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Territorial marketing: attracting FDI for the tourism sector in the west region of Portugal

Autor
Santos, Catarina da Silva
Resumo
pt
O principal objetivo deste projeto prende-se com o desenvolvimento de uma estratégia de marketing para posicionar o turismo na região Oeste de Portugal como um sector de Investimento Direto Estrangeiro. Para atingir o objetivo pretendido, foi desenvolvido um quadro conceptual baseado essencialmente no modelo de Strategic Market Planning of Places de Kotler et al. (1993), mas também com contributos da obra de Kotler et al. (2004). Neste contexto, foram desenvolvidos dois guiões de entrevista para aplicar a atores de marketing do setor público e do setor privado. A aplicação destes guiões permitiu recolher contributos, em relação aos diferentes elementos do modelo escolhido e utilizado e assim formular a estratégia. Os guiões de entrevista foram aplicados a quatro representantes de entidades públicas e quatro de entidades privadas, nos diferentes municípios da região. Foi possível avaliar e analisar as diferentes perspetivas entre os diferentes atores de marketing, do setor público e privado. Os contributos recolhidos permitiram também desenvolver a visão, estabelecer um conjunto de objetivos estratégicos e formular linhas estratégicas de atuação para a região. Um fator de diferenciação foi também identificado: o Mar, e a economia envolvente. Este foi identificado como o tópico central para promover a região entre os grupos-alvo a atrair. Foi possível concluir que existem várias oportunidades de investimento na região e a promoção das mesmas para os mercados externos, deve focarse no Mar, enquanto vantagem competitiva em relação à concorrência.
en
The main objective of this project is to develop a marketing strategy to position tourism in the West region of Portugal as a Foreign Direct Investment sector. In this project and to achieve the desired goal, it was developed a conceptual framework based mainly on the Strategic Market Planning of Places of Kotler et al. (1993) and having inputs from Kotler et al. (2004). In this context, it was developed an interview guide for public and private sector marketing actors, which allowed to collect inputs concerning the different elements of the chosen model and to formulate the strategy. The interview was applied to four stakeholders from public entities, and four stakeholders which represented private entities, in different municipalities of the region. It was possible to evaluate the different perspectives between different actors. The collected inputs allowed also to develop a vision and set strategic objectives and formulate strategic lines of action for the region. A differentiation factor was identified: The Sea and the surrounding economy. This was identified as the central topic to promote the region between the target markets to attract. It was possible to conclude that there are a lot of opportunities for investment in the region, and the promotion of it in the external markets, should focus on the Sea, as the value edge of the region against its competitors.

Data

07-nov-2017

Palavras-chave

Turismo
Tourism
Foreign direct investment
Investimento direto estrangeiro
Marketing territorial
Marketing turístico
Tourism marketing
Estratégias de marketing
Trabalho de projeto
Territorial marketing
Marketing de Turismo

Acesso

Acesso livre

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