Título
A relação entre o desempenho social das organizações e o comportamento do consumidor: o papel do suporte do consumidor às práticas de responsabilidade social e das fontes de informação
Autor
Soeiro, Carina Marques Santos
Resumo
pt
O conceito de responsabilidade social das organizações (RSO) tem assumido crescente
importância na literatura, como resultado dos novos estímulos e desafios impostos às
organizações através da pressão exercida pelas diversas partes interessadas, nomeadamente os
consumidores. Suportado na premissa teórica de que os consumidores preferem empresas
socialmente responsáveis, a presente investigação visa analisar e compreender a influência que
a RSO exerce no comportamento dos consumidores, nomeadamente na intenção de compra (IC)
e disposição para pagar mais por um produto ou serviço (DPM).
O papel do processamento de informação e do apoio dado pelo consumidor aos
comportamentos socialmente responsáveis é igualmente relevante para melhor compreender a
relação entre a RSO percebida e a IC e DPM. Neste sentido, foi testado um modelo de
investigação que integra as fontes de informação e o suporte às práticas de RSO como
moderadoras desta relação.
Para dar resposta a estas questões, desenvolveu-se um estudo experimental com quatro
condições onde foi manipulado o nível de envolvimento em práticas de RSO (baixo
envolvimento versus alto envolvimento) e a fonte de informação (interna versus externa).
Foi recolhida uma amostra de 92 participantes através de um questionário online que
visava compreender a intenção de compra, a disposição para pagar mais e o suporte dado pelos
mesmos às práticas de RSO.
Os resultados revelaram que a intenção de compra e a disposição para pagar mais por
um produto ou serviço é explicada pelo nível de envolvimento em práticas de responsabilidade
social, sendo esta relação moderada pelo suporte do consumidor às práticas de RSO. As fontes
de informação não revelaram um efeito moderador significativo nesta relação, comprovando
que a RSO é importante na decisão de compra do consumidor quer a pessoa receba informações
sobre o nível de RSO através de uma fonte interna ou externa à organização.
A presente investigação constitui um contributo importante para a literatura sobre a
relação entre a RSO e o comportamento do consumidor, permitindo uma melhor compreensão
dos mecanismos que estão subjacentes ao comportamento de consumo dos consumidores
portugueses.
en
The concept of corporate social responsibility (CSR) has assumed growing importance
in literature, as a result of the new incentives and challenges that organizations face through the
pressure exerted by various stakeholders, including consumers. Supported on the theoretical
assumption that consumers prefer socially responsible companies, this research aims to analyze
and understand the influence that CSR has on consumers’ behavior, particularly on purchase
intention (PI) and willingness to pay more for a product or service (WTP).
The role of information processing and the support given by consumers to socially
responsible behavior is also important for a better understanding of the relationship between
perceived CSR and PI and WTP. Therefore, this study tested a research model that integrates
information sources and support to CSR practices as moderators of this relationship.
To address these issues, we developed an experimental study with four conditions,
manipulating the level of involvement in CSR practices (low involvement versus high
involvement) and information sources (internal versus external).
A sample of 92 participants was collected, through an online survey that aimed to
understand the consumers’ purchase intention, willingness to pay more and the support given
by consumers’ to CSR practices.
The results revealed that PI and WTP is explained by the level of organization’s
involvement in socially responsible practices, which is moderated by consumers’ support to
CSR practices. Information sources did not reveal a significant moderating effect on this
relationship, highlighting that CSR has importance in consumer's purchasing decision
regardless of the person receives information about the level of CSR through an internal or
external source.
This research is an important contribute to the CSR literature, particularly on the
relationship between CSR and consumers’ behavior, allowing a better understanding of the
mechanisms that underlie the consumption behavior.