Título
When and how does the promotion of inclusive global identities affect attitudes towards refugees in Germany?
Autor
Bock, Frederike Luisa
Resumo
pt
O presente estudo baseia-se numa das principais teorias das relações intergrupais, o
modelo da identidade endogrupal comum (Gaertner & Dovidio, 2000), e examinou se, e de
que forma, a promoção de uma identidade comum global ou de uma identidade global
complexa melhora as atitudes e as intenções comportamentais de ajuda de cidadãos alemães
em relação aos refugiados. Este tópico tornou-se mais relevante devido ao número crescente
de requerentes de asilo que chegam à Alemanha (Eurostat, 2015). Este trabalho foca-se assim
no contexto alemão e procura analisar qual intervenção mais eficaz neste contexto nacional.
Os participantes (N = 178) foram aleatoriamente atribuídos a uma de três condições
experimentais (identidade comum global, identidade global complexa ou condição de
controlo) e leram um artigo de jornal criado pelos experimentadores. Após a manipulação das
diferentes formas de identidades comuns, foram medidas as atitudes e as intenções
comportamentais de ajuda em relação aos refugiados. Os resultados revelaram que, tal como
previsto, uma identidade global complexa foi mais eficaz, relativamente à identidade comum
global, na promoção de atitudes positivas e comportamentos de ajuda aos refugiados. Estes
efeitos foram mediados pela redução de ameaças intergrupais e da dezumanização. Os
resultados são discutidos em termos da importância teórica de considerar o contexto social no
qual os grupos estão inseridos, bem como, as implicações para o desenvolvimento de
estratégias de promoção da harmonia entre refugiados e alemães. São ainda apontadas
implicações para jornalistas, políticos, assim como para ONGs que actuam pelos direitos dos
refugiados.
en
The current study draws on one of the major theories of intergroup relations, the
common ingroup identity model (Gaertner & Dovidio, 2000), and aimed to examine if and
how promoting an inclusive common global identity or a more complex global identity
among German citizens improves attitudes and helping behavioral intentions toward refugees.
This topic has become more important with the increasing numbers of asylum seekers coming
to Germany (Eurostat, 2015). This work, therefore, focuses on the context of Germany and
seeks to understand which intervention is most suitable for this national context. Participants
(N = 178) were randomly assigned to one of three conditions (i.e., common global identity,
complex global identity or a control condition) and read a fabricated newspaper article. After
the manipulation participants’ attitudes and helping behavioral intentions towards refugees
were measured. Results revealed that, as predicted, a complex global identity was more
successful, relative to a common global identity to promote more positive attitudes and
behaviors towards refugees. These effects were mediated by reduced intergroup threats and
reduced dehumanization. Results are discussed in terms of the importance of considering the
context in which groups are situated, as well as, implications for developing strategies to
promote harmony between refugees and Germans. Implications for journalists, politicians, as
well as, NGO’s campaigning for the rights of refugees are given.