Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia das Relações Interculturais
Título

When and how does the promotion of inclusive global identities affect attitudes towards refugees in Germany?

Autor
Bock, Frederike Luisa
Resumo
pt
O presente estudo baseia-se numa das principais teorias das relações intergrupais, o modelo da identidade endogrupal comum (Gaertner & Dovidio, 2000), e examinou se, e de que forma, a promoção de uma identidade comum global ou de uma identidade global complexa melhora as atitudes e as intenções comportamentais de ajuda de cidadãos alemães em relação aos refugiados. Este tópico tornou-se mais relevante devido ao número crescente de requerentes de asilo que chegam à Alemanha (Eurostat, 2015). Este trabalho foca-se assim no contexto alemão e procura analisar qual intervenção mais eficaz neste contexto nacional. Os participantes (N = 178) foram aleatoriamente atribuídos a uma de três condições experimentais (identidade comum global, identidade global complexa ou condição de controlo) e leram um artigo de jornal criado pelos experimentadores. Após a manipulação das diferentes formas de identidades comuns, foram medidas as atitudes e as intenções comportamentais de ajuda em relação aos refugiados. Os resultados revelaram que, tal como previsto, uma identidade global complexa foi mais eficaz, relativamente à identidade comum global, na promoção de atitudes positivas e comportamentos de ajuda aos refugiados. Estes efeitos foram mediados pela redução de ameaças intergrupais e da dezumanização. Os resultados são discutidos em termos da importância teórica de considerar o contexto social no qual os grupos estão inseridos, bem como, as implicações para o desenvolvimento de estratégias de promoção da harmonia entre refugiados e alemães. São ainda apontadas implicações para jornalistas, políticos, assim como para ONGs que actuam pelos direitos dos refugiados.
en
The current study draws on one of the major theories of intergroup relations, the common ingroup identity model (Gaertner & Dovidio, 2000), and aimed to examine if and how promoting an inclusive common global identity or a more complex global identity among German citizens improves attitudes and helping behavioral intentions toward refugees. This topic has become more important with the increasing numbers of asylum seekers coming to Germany (Eurostat, 2015). This work, therefore, focuses on the context of Germany and seeks to understand which intervention is most suitable for this national context. Participants (N = 178) were randomly assigned to one of three conditions (i.e., common global identity, complex global identity or a control condition) and read a fabricated newspaper article. After the manipulation participants’ attitudes and helping behavioral intentions towards refugees were measured. Results revealed that, as predicted, a complex global identity was more successful, relative to a common global identity to promote more positive attitudes and behaviors towards refugees. These effects were mediated by reduced intergroup threats and reduced dehumanization. Results are discussed in terms of the importance of considering the context in which groups are situated, as well as, implications for developing strategies to promote harmony between refugees and Germans. Implications for journalists, politicians, as well as, NGO’s campaigning for the rights of refugees are given.

Data

08-nov-2017

Palavras-chave

Inclusão social
Psicologia social
Refugees
Refugiado
Germany
Relações intergrupais
Dehumanization
Identidade de grupo
Common ingroup identity
complex identity
intergroup threat

Acesso

Acesso livre

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