Título
Good refugees, bad migrants? Stereotype content, threat perception and helping orientations towards refugees, migrants and economic migrants in Germany
Autor
Wyszynski, Mia Caroline
Resumo
pt
O presente estudo examinou o efeito dos rótulos dos grupos na percepção social e nas
intenções comportamentais de ajuda às pessoas deslocadas na Alemanha. Especificamente,
examinou se a ativação de diferentes categorias sociais na referência a pessoas deslocadas
afeta a percepção de ameaça dos membros da sociedade de acolhimento, bem como as suas
orientações de ajuda (autonomia vs. dependência) aos recém-chegados. Os participantes (N =
304) foram aleatoriamente distribuídos por três condições experimentais (refugiado vs.
migrante vs. migrante económico) e leram as vinhetas de casos fabricados, sobre uma pessoa
deslocada que chegou à Alemanha recentemente. Os resultados indicam que, como previsto, a
utilização de rótulos de grupos diferentes afeta os estereótipos dos membros da sociedade
acolhimento, bem como suas orientações de ajuda. Enquanto o rótulo de refugiados
desencadeou estereótipos paternalistas e evocou intenções de ajuda orientadas para a
dependência, o rótulo de migrantes económicos activou estereótipos invejosos e uma
diminuição na afirmação de ajuda. São discutidas as consequências e implicações práticas
para fortalecer relações intergrupais pacíficas entre membros da sociedade acolhimento e
recém-chegados.
en
The present study examined the effect of group labels on social perception and helping
behavioral intentions towards displaced people in Germany. Specifically, it examined whether
activating different social categories to refer to displaced people impacts threat perceptions
among host society members, as well as, their autonomy and dependency helping orientations
towards the newcomers. Participants (N = 304) were randomly assigned to one of the three
conditions (refugee vs. migrant vs. economic migrant) and read fabricated case vignettes,
featuring a displaced person who arrived to Germany recently. Results indicate that, as
predicted, the use of different group labels impacts stereotypes held by host society members,
as well as their helping orientations. While the label refugees triggered paternalistic
stereotypes and evoked dependency-oriented helping intentions, the label economic migrants
elicited envious stereotypes and a decrease in help affirmation. Consequences and practical
implications to strengthen peaceful intergroup relations between host society members and
newcomers are discussed.