Título
Strategic tools: an empiral study in the portuguese business
Autor
Mendes, Margarida Matos Ferreira da Costa
Resumo
pt
O principal objectivo desta dissertação é analisar os processos e técnicas inerentes ao planeamento
estratégico nas empresas em Portugal. É fundamental que as empresas sejam capazes de interpretar os
fenómenos que occorem tanto ao nível do ambiente interno como externo.
Obter uma perspectiva interna, estando fora das empresas não é tarefa fácil. Para tal, é necessário
que as empresas estejam dispostas a colaborar. Mas como isso nem sempre acontece, tivemos de
optar por direccionar o foco desta tese nos processos e técnicas relacionados com a actividade de
planeamento estratégico. Assim, associámos a cada processo as várias possibilidade de técnicas que
as empresas tem ao seu dispor, como é o caso da análise de portfólio ou do posicionamento
estratégico.
Posto isto, encontram-se aqui duas perspectivas: a primeira trata-se de uma visão geral, onde
consideramos todo o tipo de empresas (em termos de tamanho) -pequenas, médias e grandes
empresas; posteriomente, dividimos a amostra em clusters onde passamos a ter pequenas e
médias/grandes empresas.
Relativamento aos resultados, constatamos que a maioria das empresas executa o planeamento
estratégico uma vez por ano, sendo a meta temporal estabelecida para os planos estratégicos de 1-3
anos. Esta atividade é realizada pela equipa de Top Management/ Senior Management.
As técnicas mais populares entre as empresas são: Brainstorming, Análise de estruturas de custo,
Matriz BCG, Análise da concorrência e a Missão da organização.
Para concluir, algumas das empresas demonstraram ter criado as suas próprias técnicas, a juntar
aquelas que revelaram que este é um processo feito "ad hoc".
en
The aim of this dissertation is to study the strategic planning processes and tools used by companies
in Portugal.
It is important that companies are able to understand their internal and external environment in order
to prepare a strategy that guarantees growth and long-term profit. Nowadays, in a rapidly changing
business environment, companies have to adapt to the new trends, otherwise, the days are counted.
To have an internal perspective from outside it is not an easy task. It is essential the cooperative spirit
from companies and therefore we focus on the techniques and procedures, which are associated with
the strategic planning activity. For each kind of analysis like strategic positioning or portfolio
analysis, we gave a range of tools/techniques. Therefore, we have two perspectives: a general
overview where we took into account small, medium and large companies and later we divided in
clusters where the results are revealed by small and medium/large companies.
In terms of results, we found the majority of the companies do strategic planning once a year and time
horizon established for the strategic plans is 1-3 years. This activity is performed by top/senior
management and the CEO still has a preeminent role.
The most popular techniques among companies are: Brainstorming, Analysis of cost structures, BCG
matrix, Competitor analysis and Mission statement.
Finally, some of the companies demonstrated to have their own tools and still exist the ones who
expressly said the process is done “ad hoc”.