Título
Turismo médico e estudo das motivações Push and Pull estudo de caso: Hospital da Luz Lisboa
Autor
Albergaria, Rita Sampaio Guimarães Soares de
Resumo
pt
O Turismo Médico insere-se numa indústria ainda recente e tem vindo a ganhar,
gradualmente, reconhecimento pelo seu crescimento sustentado e pela contribuição
para o desenvolvimento económico de muitos países, impulsionando diversos sectores
de atividade. Verifica-se uma crescente procura num atendimento médico de alta
qualidade, e consequentemente uma oferta mais competitiva com vista a satisfazer as
necessidades dos consumidores. De forma que o comportamento e a motivação dos
consumidores têm um papel fundamental para o estudo deste mercado.
A estratégia de Portugal no mercado do Turismo Médico ainda não atingiu um estádio
de maturidade, é bastante fragmentada, mas numa ótica de longo prazo apresenta
fatores favoráveis de crescimento e posicionamento competitivo internacional. O
estudo realizado tem como objetivo analisar a potencialidade da oferta portuguesa no
mercado do Turismo Médico, identificando quais os principais motivos que levam a
escolher Portugal como destino com base na Teoria de Motivações Push and Pull.
Foi realizado um conjunto de entrevistas a stakeholders de um Hospital em Lisboa,
como também foram analisados 34 questionários a consumidores de Turismo Médico
em Portugal. Os resultados demonstraram que existe uma forte procura de Portugal por
consumidores PALOP, especialmente de Angola, e que este tem potencial de
crescimento no mercado através de uma estratégia conjunta entre todos os
intervenientes. Em Portugal, os fatores motivacionais pull prevalecem sobre os push,
sendo os pull baseados nos atributos do destino, nomeadamente na qualidade dos
serviços médicos oferecidos. A aposta na qualidade dos serviços prestados demonstra
ser o caminho para a conquista do mercado.
en
The Medical Tourism is part of a still young industry and has gained gradually recognition for
its sustained growth and contribution to the economic development of many countries, boosting
several activity sectors. There has been a growing demand in health care quality, and
consequently a more competitive offer in order to meet the needs of consumers. Therefore, the
behavior and motivation of consumers has a fundamental role in the study of this market.
Portugal's strategy in the Medical Tourism market has not yet reached a stage of maturity, is
very fragmented, but in a perspective of long-term shows favorable growth and international
competitive positioning factors. The study aims to analyze the potential of the Portuguese offer
in the Medical Tourism market, identifying the main reasons to choose Portugal as a destination
based on the Theory of Push and Pull Motivations.
A series of interviews with stakeholders in a hospital in Lisbon were conducted, as were also
analyzed 34 questionnaires to Medical Tourism consumers in Portugal. The results showed that
there is a strong demand for Portugal by PALOP consumers, especially from Angola, and that
it has growth potential in the market through a joint strategy among all stakeholders. In
Portugal, the pull motivational factors take precedence over the push ones, being the pull based
on destination attributes, namely the quality of medical services offered. The focus on the
quality of the services proves to be the way to conquer the market.