Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços de Saúde
Título

Turismo médico e estudo das motivações Push and Pull estudo de caso: Hospital da Luz Lisboa

Autor
Albergaria, Rita Sampaio Guimarães Soares de
Resumo
pt
O Turismo Médico insere-se numa indústria ainda recente e tem vindo a ganhar, gradualmente, reconhecimento pelo seu crescimento sustentado e pela contribuição para o desenvolvimento económico de muitos países, impulsionando diversos sectores de atividade. Verifica-se uma crescente procura num atendimento médico de alta qualidade, e consequentemente uma oferta mais competitiva com vista a satisfazer as necessidades dos consumidores. De forma que o comportamento e a motivação dos consumidores têm um papel fundamental para o estudo deste mercado. A estratégia de Portugal no mercado do Turismo Médico ainda não atingiu um estádio de maturidade, é bastante fragmentada, mas numa ótica de longo prazo apresenta fatores favoráveis de crescimento e posicionamento competitivo internacional. O estudo realizado tem como objetivo analisar a potencialidade da oferta portuguesa no mercado do Turismo Médico, identificando quais os principais motivos que levam a escolher Portugal como destino com base na Teoria de Motivações Push and Pull. Foi realizado um conjunto de entrevistas a stakeholders de um Hospital em Lisboa, como também foram analisados 34 questionários a consumidores de Turismo Médico em Portugal. Os resultados demonstraram que existe uma forte procura de Portugal por consumidores PALOP, especialmente de Angola, e que este tem potencial de crescimento no mercado através de uma estratégia conjunta entre todos os intervenientes. Em Portugal, os fatores motivacionais pull prevalecem sobre os push, sendo os pull baseados nos atributos do destino, nomeadamente na qualidade dos serviços médicos oferecidos. A aposta na qualidade dos serviços prestados demonstra ser o caminho para a conquista do mercado.
en
The Medical Tourism is part of a still young industry and has gained gradually recognition for its sustained growth and contribution to the economic development of many countries, boosting several activity sectors. There has been a growing demand in health care quality, and consequently a more competitive offer in order to meet the needs of consumers. Therefore, the behavior and motivation of consumers has a fundamental role in the study of this market. Portugal's strategy in the Medical Tourism market has not yet reached a stage of maturity, is very fragmented, but in a perspective of long-term shows favorable growth and international competitive positioning factors. The study aims to analyze the potential of the Portuguese offer in the Medical Tourism market, identifying the main reasons to choose Portugal as a destination based on the Theory of Push and Pull Motivations. A series of interviews with stakeholders in a hospital in Lisbon were conducted, as were also analyzed 34 questionnaires to Medical Tourism consumers in Portugal. The results showed that there is a strong demand for Portugal by PALOP consumers, especially from Angola, and that it has growth potential in the market through a joint strategy among all stakeholders. In Portugal, the pull motivational factors take precedence over the push ones, being the pull based on destination attributes, namely the quality of medical services offered. The focus on the quality of the services proves to be the way to conquer the market.

Data

02-jun-2017

Palavras-chave

Motivação
Turismo
Qualidade dos serviços
Estudo de casos
Estabelecimento hospitalar
Gestão da saúde
Tratamento médico

Acesso

Acesso livre

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