Título
Uma abordagem ao feedback informal: um estudo semanal em contexto organizacional
Autor
Álvaro, João Carlos Charneca
Resumo
pt
Objetivo – O presente estudo procura dar a conhecer o momento em que as organizações se
encontram no que diz respeito aos seus sistemas de gestão de desempenho e testar algumas
variáveis presentes recorrentemente no dia-a-dia das organizações. Dentro de uma abordagem
de gestão de desempenho informal, este estudo procura ainda sensibilizar para a importância
dos eventos críticos em contexto organizacional e mostrar o impacto que a qualidade do
feedback sobre esses eventos pode vir a desempenhar tanto na autorreflexão dos trabalhadores
como posteriormente na sua Performance.
Método/Participantes – Uma amostra de conveniência (n=29) composta por colaboradores
de uma empresa de consultoria na área dos Recursos Humanos presente em diversas áreas de
negócio que participaram num estudo semanal durante quatro semanas.
Resultados – Uma relação positiva entre os Eventos Críticos e a Autorreflexão dos
trabalhadores. Efeito de interação não significativo dos Eventos Críticos e o Feedback de
Qualidade na Autorreflexão. Autorreflexão não apresenta uma relação significativa com a
Performance.
Conclusão – Apesar de ter sido verificado apenas um dos resultados esperados, o presente
estudo vem reforçar a importância de uma abordagem de gestão de desempenho informal
focada nos eventos diários e feedback constante.
Considerando como limitação a dimensão da amostra, será interessante numa investigação
futura aplicar a abordagem usada neste estudo em diferentes contextos/culturas
organizacionais para obtermos conclusões mais significativas.
en
Purpose – This study aims to reveal how organizations are currently implementing their
performance management systems, and test some variables present in everyday activities of
organizations. Within an informal performance management approach this study also seeks to
(3) raise awareness for the importance of critical events in organizational context and (4)
show the impact that the quality of feedback on these events could have both on workers'
Self-Reflection and also on their Performance.
Method/Participants – A convenience sample (n=29) composed of employees from a
Human Resources consulting company, operating in various business areas, participated in a
weekly study for four weeks.
Results – A positive relation between Critical Events and Self-reflection of the workers. No
significant interaction of Critical Events and Quality Feedback on Self-reflection. SelfReflection does not show a significant relationship with Performance.
Conclusion – Although only one of the expected results was confirmed, this study reinforces
the importance of an informal performance management approach focused on daily events
and constant feedback.
Considering that the sample size was a limitation, it will be interesting in further
investigations to apply this study’s approach in different contexts/organizational cultures to
get more significant conclusions.