Título
Determinantes do sucesso do Crowdfunding na plataforma portuguesa PPL
Autor
Silva, Tiago Miguel Teixeira Campos
Resumo
pt
A crescente notoriedade das plataformas de intermediação de crowdfunding, servindo de ponte entre os empreendedores ou promotores de projetos e os investidores, tem sido alvo de investigação àcerca das determinantes de sucesso no âmbito do investimento financeiro, de empreendedorismo e, mais recentemente, do Marketing como meio de promover um dado bem. Este trabalho tem como principal objetivo identificar fatores críticos de sucesso das campanhas de crowdfunding na plataforma portuguesa PPL.
Neste sentido, foram estimados vários regressões lineares múltiplas tendo como variável dependente o sucesso, definido pela diferença (igual ou superior) entre os montantes recebido e pedido de um projeto em quatro áreas de crowdfunding, Livros/Revistas, Desporto, Música e a área Social, em dois momentos: no momento do lançamento do projeto na plataforma, caraterizado por variáveis controladas pelo(s) empreendedor(es), e no momento em que o projeto é financiado, caraterizado por algumas variáveis sairem fora do controlo do(s) empreendedor(es).
O objetivo último de uma campanha numa plataforma de crowdfunding é ajudar quem procura financiamento para um produto, ideia ou motivação pessoal, independentemente da área de negócio. Se a forma como as campanhas são comunicadas é importante, a partir desta análise e da especificidade de cada uma destas quatro áreas de crowdfunding, pode concluir-se genericamente que o mês em que o projeto é lançado na plataforma explica o sucesso do projeto em qualquer uma das áreas estudadas. Também se concluiu que as variáveis que influenciam o sucesso de uma campanha diferem consoante a área estudada de crowdfunding. Assim, o número de visualizações por projeto explica também o sucesso de um projeto em todas as áreas estudadas, à exceção da área Social, e níveis elevados de montante pedido, superiores a 5000 euros, explicam o sucesso de um projeto na área Música. É ainda relevante ter-se verificado que os fatores de sucesso número de imagens por projeto e o valor por apoiante não explicam o sucesso em nenhuma das áreas estudadas.
en
The growing popularity of crowdfunding platforms, serving as a bridge between entrepreneurs or project promoters and investors, has been the focus of research on the determinants of success in financial investment, entrepreneurship and, more recently, Marketing as to promote a given good. This work has as main objective identify critical factors of success of crowdfunding campaigns in the portuguese platform PPL.
In this sense, several multiple linear regressions were estimated, depending on success, defined by the difference (equal or superior) between the amounts received and the request of a project in four areas of crowdfunding, Books/Magazines, Sports, Music and the Social area, in two moments: at the moment of launching the project on the platform, characterized by variables controlled by the entrepreneur(s), and at the moment the project is financed, characterized by some variables being outside the control of the entrepreneur(s). The ultimate goal of a crowdfunding campaign is to help anyone looking for funding for a product, idea, or for a personal motivation, regardless of business area. If the way the campaigns are communicated is important, from this analysis and from the specificity of each of these four areas of crowdfunding, it can be generically concluded that the month in which the project is launched on the platform explains the success of the project in anyone of the areas studied. It was also concluded that the variables that influence the success of a campaign differ according to the studied area of the crowdfunding. Thus, the number of views per project also explains the success of a project in all areas studied, with the exception of the Social area, and high levels of requested amount, exceeding 5000 euros, explain the success of a project in the Music area. It is still relevant to have verified that the factors of success, number of images per project
and value per supporter do not explain success in any of the areas studied.