Título
Crowdfunding: um meio de financiamento em expansão
Autor
Salgueiro, Maria Mafalda Rivera Malaquias Barata
Resumo
pt
Ao longo dos anos, várias foram as fontes de financiamento utilizadas para o lançamento
de projetos empreendedores. Desde o Crédito Bancário, Business Angels ou Capital de
Risco.
Nos últimos anos, um meio de financiamento que tem ganho algum peso é o recurso a
plataformas de crowdfunding. Apesar de ser uma forma de financiamento não-tradicional
em expansão, há ainda empreendedores e investidores com receio de utilizar estas
plataformas. A razão de haver quem se sinta inseguro com a utilização destas plataformas,
prende-se ao facto de os processos entre os investidores/financiadores e os
empreendedores serem feitos de forma virtual. Por isso mesmo, as plataformas tentam
garantir a credibilidade dos projetos que publicitam. Através das plataformas de
crowdfunding, qualquer pessoa pode investir uma pequena quantidade de dinheiro num
ou vários projetos que ache interessantes. Desta forma os financiadores acabam por
acarretar um menor risco, dividindo-o com os vários financiadores dos projetos que
apoiam.
Existem diferentes tipos de plataformas de crowdfunding. As que representam um maior
relevo são as plataformas ligadas a doações, onde os financiadores doam o seu dinheiro
para projetos sem fins lucrativos. As plataformas baseadas em recompensas, onde
geralmente é oferecida uma lembrança aos investidores. Também existem os modelos de
empréstimos, onde os investidores esperam receber uma remuneração sobre o capital
investido. E, no modelo de participação no capital, tal como no modelo de empréstimos,
os financiadores são tratados como investidores, sendo-lhes dadas participações na
empresa/startups, onde cedem capital.
Nesta dissertação serão abordados quatro casos de sucesso de empresas portuguesas que
recorreram a cada uma das plataformas, para que seja mais fácil perceber o tipo de
projetos que se ajustam melhor a cada modelo de crowdfunding.
en
Over the years, several sources of funding have been used to launch entrepreneurial
projects. From Bank Loans, to Business Angels and Venture Capital.
Resource to crowdfunding platforms has been growing in recent years. Although it is an
expanding non-traditional financing medium, there are still entrepreneurs and investors
who are afraid to use these platforms. The reason why people feel insecure about using
these platforms is that processes between investors / lenders and entrepreneurs are done
virtually. That is why the platforms try to guarantee the credibility of the projects they
advertise. Through crowdfunding platforms, anyone can invest a small amount of money
in one or several projects that they find interesting. In this way the lenders end up entailing
a lower risk, splitting it amongst the various lenders of the projects they support.
There are different types of crowdfunding platforms. Donation platforms, where funders
donate their money to charity projects. There are also rewards-based platforms, where
investors are often rewarded. In loan models, investors expect to receive a rate of return
on invested capital. And in the share capital model, just as in the loan model, the lenders
are treated as investors and so, they receive participations in the startup/company where
they invested capital.
This dissertation will approach four cases of success amongst portuguese companies that
have resorted to each one of the platforms, so that it will be easier to perceive the type of
projects that best fit each model of crowdfunding.