Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Crowdfunding: um meio de financiamento em expansão

Autor
Salgueiro, Maria Mafalda Rivera Malaquias Barata
Resumo
pt
Ao longo dos anos, várias foram as fontes de financiamento utilizadas para o lançamento de projetos empreendedores. Desde o Crédito Bancário, Business Angels ou Capital de Risco. Nos últimos anos, um meio de financiamento que tem ganho algum peso é o recurso a plataformas de crowdfunding. Apesar de ser uma forma de financiamento não-tradicional em expansão, há ainda empreendedores e investidores com receio de utilizar estas plataformas. A razão de haver quem se sinta inseguro com a utilização destas plataformas, prende-se ao facto de os processos entre os investidores/financiadores e os empreendedores serem feitos de forma virtual. Por isso mesmo, as plataformas tentam garantir a credibilidade dos projetos que publicitam. Através das plataformas de crowdfunding, qualquer pessoa pode investir uma pequena quantidade de dinheiro num ou vários projetos que ache interessantes. Desta forma os financiadores acabam por acarretar um menor risco, dividindo-o com os vários financiadores dos projetos que apoiam. Existem diferentes tipos de plataformas de crowdfunding. As que representam um maior relevo são as plataformas ligadas a doações, onde os financiadores doam o seu dinheiro para projetos sem fins lucrativos. As plataformas baseadas em recompensas, onde geralmente é oferecida uma lembrança aos investidores. Também existem os modelos de empréstimos, onde os investidores esperam receber uma remuneração sobre o capital investido. E, no modelo de participação no capital, tal como no modelo de empréstimos, os financiadores são tratados como investidores, sendo-lhes dadas participações na empresa/startups, onde cedem capital. Nesta dissertação serão abordados quatro casos de sucesso de empresas portuguesas que recorreram a cada uma das plataformas, para que seja mais fácil perceber o tipo de projetos que se ajustam melhor a cada modelo de crowdfunding.
en
Over the years, several sources of funding have been used to launch entrepreneurial projects. From Bank Loans, to Business Angels and Venture Capital. Resource to crowdfunding platforms has been growing in recent years. Although it is an expanding non-traditional financing medium, there are still entrepreneurs and investors who are afraid to use these platforms. The reason why people feel insecure about using these platforms is that processes between investors / lenders and entrepreneurs are done virtually. That is why the platforms try to guarantee the credibility of the projects they advertise. Through crowdfunding platforms, anyone can invest a small amount of money in one or several projects that they find interesting. In this way the lenders end up entailing a lower risk, splitting it amongst the various lenders of the projects they support. There are different types of crowdfunding platforms. Donation platforms, where funders donate their money to charity projects. There are also rewards-based platforms, where investors are often rewarded. In loan models, investors expect to receive a rate of return on invested capital. And in the share capital model, just as in the loan model, the lenders are treated as investors and so, they receive participations in the startup/company where they invested capital. This dissertation will approach four cases of success amongst portuguese companies that have resorted to each one of the platforms, so that it will be easier to perceive the type of projects that best fit each model of crowdfunding.

Data

13-jul-2018

Palavras-chave

Empreendedorismo
Startup
Investors
Start-Up
Crowdfunding
Entrepreneurs
Investidores
Empreendedores

Acesso

Acesso livre

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