Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

Marcas de luxo e fatores que influenciam a sua compra na recessão económica

Autor
Galinha, Marta Sofia Vitorino
Resumo
pt
A presente investigação, pretende dar um contributo na identificação dos fatores determinantes de compra de luxo, em contexto de recessão económica, procurando ainda responder à questão: Apesar da diminuição do meu rendimento continuarei a comprar produtos de luxo? Este estudo, sustentado pelo recurso à escala psicométrica de Dogan et al. (2015) e a uma versão reduzida da escala Portrait Values Questionnaire (PQV-21) de Schwartz, numa versão utilizada no European Social Survey, Supplementary questionnaire, Round 1 (2002), aplicado a 125 consumidores, permitiu identificar diferentes motivações e tipos de produtos de luxo, consoante são comprados por grupos de pessoas que viram o seu rendimento diminuir e os que não sofreram alteração do nível de rendimento. Deste estudo retiram-se as principais conclusões: (1) há uma relação entre a diminuição do rendimento em contexto de crise económica e a compra de luxo; (2) as habilitações académicas influenciam, em sentidos opostos, a compra de bens consumíveis de luxo e a compra de bens de investimento de luxo no grupo de indivíduos que viu o seu rendimento diminuir em recessão económica; (3) igualmente são fatores explicativos as dimensões ostentação e consumismo de luxo que explicam variações na compra de bens consumíveis de luxo e a dimensão da exclusividade que explica a compra de bens de investimento de luxo; (4) no grupo dos que não viram diminuir o seu rendimento em contexto da crise económica, salienta-se ainda a dimensão dos valores tradicionalistas e de segurança a explicar negativamente a compra de bens consumíveis de luxo.
en
This research aims to contribute in identifying the determinants luxury purchase in the context of economic downturn, still trying to answer the question: Despite the decrease in my income will continue to buy luxury goods ?. This study, supported by Dogan's et al. (2015) psychometric scale and a reduced version of Schwartz' Portrait Values Questionnaire (PQV-21) scale in a version used in European Social Survey Supplementary questionnaire Round 1 (2002), applied to 125 potential consumers, allowed for some conclusions to be drawn. Firstly, there is a relationship between the decreasing of income in context with the economic recession and luxury purchasing. Secondly, this study allowed the identification of one particular factor; the academic qualifications, which influence in opposite ways the purchase of luxury consumer goods and the purchase of luxury investment goods in the group of individuals that saw their income decrease as a result of the economic recession. Other factors identified in this group were the dimensions of ostentation and luxury consumerism which explain variations in the purchasing of luxury consumer goods and the dimension of exclusivity which explains the purchasing of luxury investment goods. Finally, in the group of those who did not see their income decreasing as a result of the economic recession, the dimension of traditional values and security is highlighted in explaining the negative purchasing of luxury consumer goods.

Data

21-jun-2017

Palavras-chave

Crise económica
Motivação do Consumidor
Valores pessoais
Personal values
Indústria de produtos de luxo
Gestão de marketing
Purchasing motivation
Luxury products
Influence of economic recession

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo