Título
Vamos prevenir! As aventuras do búzio e da coral: avaliação do impacto em crianças e respetivos cuidadores
Autor
Grazina, Telma Isabel Lopes
Resumo
pt
O abuso sexual é uma problemática complexa, com graves consequências para as vítimas, sua
família e comunidade, a curto, médio e longo prazo, pelo que a prevenção primária se assume como
fundamental. Considerando a escassez de programas e materiais em Portugal que visem de forma
específica a prevenção primária e considerando a elevada prevalência do abuso em crianças entre
os oito e os 13 anos de idade, o presente trabalho pretende avaliar o impacto do jogo de prevenção
primária “Vamos prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral” (Agulhas, Figueiredo & Alexandre,
2016), destinado a crianças entre os 6 e os 10 anos de idade, nas crianças e respetivos cuidadores.
Participaram 11 pais/cuidadores e 14 crianças, com aplicação de questionários antes e depois de
terem jogado o jogo, para avaliar conhecimentos e competências associados à prevenção do abuso
sexual. Os resultados demonstram que o jogo promove a aquisição de alguns conhecimentos e
competências, quer nas crianças (e.g., dizer “não”) quer nos cuidadores (e.g., falar sobre abuso
sexual não é traumatizante para as crianças). Conclui-se, assim, a importância de avaliar a eficácia
de materiais e programas de prevenção primária do abuso sexual, contribuindo para monitorizar o
seu impacto e adequar intervenções para o público-alvo a quem se destinam.
en
Sexual abuse is a complex problem with serious consequences for the victims, their families and
communities, in the short, medium and long term, hencet primary prevention is assumed as
fundamental to avoid sexual abuse. Considering the lack of programs and materials in Portugal,
aimed specifically for primary prevention and considering the high prevalence of abuse in children
between eight and thirteen years old, this study aims to evaluate the impact of primary prevention
game “Vamos prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral” (Agulhas, Figueiredo & Alexandre,
2016), directed to children between six and ten years old, on themselves and their respective
caregivers. 11 parents/caregivers and 14 children have participated with the application of
questionnaires before and after playing the game, to evaluate knowledge and skills associated with
the prevention of sexual abuse. The results demonstrate that the game promotes the acquisition of
some knowledge and skills, both in children (e.g., say "no") and/or in caregivers (e.g., talk about
sexual abuse is not traumatizing for children). In summary, it´s concluded, therefore, the
importance of evaluating the efficacity of materials and primary prevention programs of child
sexual abuse, contributing to monitor their impact and adjust interventions for the target audience
to whom they are intended.