Título
Vamos prevenir! As aventuras do Búzio e da Coral: avaliação do impacto do jogo de prevenção do abuso sexual em crianças dos 6 aos 10 anos de idade
Autor
Marcelino, Diana Patrícia Carvalho
Resumo
pt
O abuso sexual é um problema generalizado, a nível mundial. A nível nacional, tem vindo a
ser dada cada vez mais ênfase a esta problemática, devido à sua prevalência e às graves
consequências que provoca nas vítimas e nos seus contextos. Neste sentido, a prevenção
primária do fenómeno torna-se fundamental, sendo ainda pouco explorada, em termos de
programas e materiais para o efeito. Surgiu então o jogo “Vamos Prevenir! As Aventuras do
Búzio e da Coral” (Agulhas, Figueiredo & Alexandre, 2015), que tem como público-alvo
crianças com idades dos 6 aos 10 anos de idade, com o objetivo de promover conhecimentos e
fomentar o desenvolvimento de competências, sobre o abuso sexual. O presente trabalho tem
como objetivo dar continuidade à avaliação de impacto do jogo, de modo a verificar se este
cumpre o que se propõe a fazer. Participaram, para o efeito, 69 crianças, que responderam a
questionários, antes e depois de jogarem. Os resultados demonstram que existe um aumento
no que se refere à aquisição de conhecimentos, mas não no desenvolvimento de competências
para lidar com uma situação potencialmente abusiva. Salienta-se, assim, a importância de
estudos que avaliem o impacto de programas de prevenção primária, de modo a permitir
ajustar a intervenção ao público a que se dirige.
en
Sexual abuse is a widespread problem worldwide. At the national level, it has been given
increasingly emphasis to this subject, due to several consequences on victims and their
contexts, so that this issue has been prevailing in today's society. Therefore the primary
prevention of this phenomenon, which is still underexplored in the terms of programs and
materials, becomes fundamental. In this context, the game “Vamos Prevenir! As Aventuras do
Búzio e da Coral” (Agulhas, Figueiredo & Alexandre, 2015) emerged for children with an age
range between 6 and 10 years old. The main goal of this game is to promote knowledge and to
foster the development of skills about sexual abuse. The present work aims to continue the
evaluation of the game’s impact in order to verify if it fulfils what it intends to do. For this
matter, 69 children took part in this evaluation answering questionnaires before and after
playing the game. The results evidence an increase of knowledge acquisition but this tendency
was not verified in terms of developing skills to deal with a potentially abusive situation. For
this reason, the importance of studies that assess the impact of primary prevention programs is
highlighted. Furthermore, these studies may allow adjustments in the interventions depending
on the target.